Administração Pública discute salários com o Governo

por Lusa
Função Pública negoceia atualização salarial com o Governo José Sena Goulão - LUSA

O Governo vai reunir-se com as três federações da Administração Pública, esta quarta-feira, tendo em vista a atualização geral dos salários dos funcionários públicos do próximo ano.

As reuniões que decorrem no Ministério das Finanças contarão com a presença da secretária de Estado da Administração Pública, Marisa Garrido, e têm como objetivo "dar início ao processo negocial geral, no âmbito da Administração Pública, previsto no artigo 350.º e seguintes da Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas”.

Os encontros com os três sindicatos da Administração Pública vão decorrer em separado. O primeiro a ser recebido é o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE), pelas 9h00. Já da parte da tarde, o Governo vai reunir com a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (Frente Comum) e depois com a Federação dos Sindicatos da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Fesap).

O processo negocial anual de discussão de salários na Administração Pública arranca na véspera da entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), o que causou algum "desconforto" aos sindicatos.

Não obstante, em declarações à Lusa, as três estruturais sindicais esperam que a reunião seja “profícua” e que o executivo seja “generoso” e tenha abertura para discutir a atualização geral dos salários do próximo ano.

Os três sindicatos que representam a Administração Pública já apresentaram publicamente os respetivos cadernos reivindicativos e reclamam aumentos remuneratórios de, pelo menos, 6%.
PUB