Açores. Sismo de magnitude 5,2 sentido em São Miguel e Santa Maria
Um sismo de magnitude 5,2 na escala de Richter foi esta terça-feira registado ao largo de São Miguel, nos Açores, sem notícia de danos. O abalo foi também sentido na Ilha de Santa Maria e o número de réplicas atinge já as dezenas.
As populações sentiram o abalo com uma intensidade de 4 a 5 na escala de Mercalli.O epicentro localizou-se a cerca de 25 quilómetros a sul-sudeste de Faial da Terra, em São Miguel.
A partir do CIVISA - Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, a técnica Rita Carmo sintetizou os dados coligidos desde que o sismo foi detetado.
"Hoje às 7h14, hora local, 8h14 UTC, registámos um sismo com magnitude 5,2 localizado a cerca de 25 quilómetros a sul do Faial da Terra. Foi um sismo com uma magnitude já considerada moderada, abalou e acordou praticamente toda a Ilha de São Miguel", descreveu. Quanto a réplicas, Rita Carmo adiantou que foram entretanto registadas dezenas.
"Neste momento, o que estamos a registar é uma crise sísmica. No caso da crise de Santa Bárbara, estamos a registar uma sismicidade que está associada à reativação do vulcão de Santa Bárbara. Existe uma sismicidade num sistema vulcânico ativo. Ali, na região da Povoação, não há indicação de termos vulcões ativos. Estamos a falar de um sismo de natureza tectónica", precisou.
Os sismos são classificados de acordo com a magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a dez).
c/ Lusa