Um acidente envolveu esta segunda-feira um helicóptero do INEM. O aparelho preparava-se para aterrar em Mondim de Basto para socorrer uma vítima. Os quatro ocupantes estão livre de perigo e foram transportados ao Hospital de Vila Real mas apenas por precaução.
Em comunicado enviado às redações, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) adianta que o acidente ocorreu pelas 12h55 com um helicóptero sediado em Macedo de Cavaleiros.
A tripulação que seguia a bordo, um piloto, co-piloto, médico e enfermeira, foram transportados ao Hospital de Vila Real para observação, mas encontram-se "livres de perigo".
“Todos os ocupantes do helicóptero encontram-se livres de perigo e serão transportados para o Hospital de Vila Real por precaução”, afirmou o INEM, em comunicado.
O helicóptero com base em Viseu foi entretanto acionado para dar assistência à vítima para onde o helicóptero inicial se tinha deslocado.
Neste momento, os 900 litros de combustível dentro da aeronave são a maior preocupação para as autoridades, confirmou à RTP o comandante dos bombeiros, por ser "altamente inflamável".
Segundo o comandante dos bombeiros de Mondim de Basto, Carlos Magalhães, o acidente aconteceu na zona de Atei, distrito de Vila Real e que durante a aterragem, as hélices levantaram muito pó e a aeronave terá embatido numas árvores ali existentes, e, em consequência, o aparelho “tombou lateralmente”.
Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), para o local do acidente foram mobilizados 43 operacionais e 16 viaturas.