Todos os anos, em Portugal, são diagnosticados cerca de 400 novos casos de cancro em crianças e adolescentes até aos 18 anos. Uma doença que, apesar dos avanços no tratamento, ainda está longe de ser vencida. A batalha vai contar nesta quadra natalícia com um reforço, através de uma iniciativa solidária que junta a Associação Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro e a Associação Portuguesa De Centros Comerciais (APCC).
O objetivo é angariar donativos para a Acreditar, associação que assinala agora 30 anos e que, desde 1994, garante uma ajuda fundamental às crianças e jovens com cancro e às suas famílias, acompanhando e prestando apoio em todas as fases da doença.
Uma data em que o mote solidariedade está presente e em que se celebra no Dia Internacional do Voluntariado. Uma função imprescindível em causas como a Acreditar apoia, ajuda e dá a conhecer. Carla Pinto afirma mesmo ser “um dia muito feliz” e dá conta do porquê desta iniciativa.
A campanha terá início na praça central do Centro Colombo, às 18h00, com o concerto da Orquestra de Sopros da Metropolitana, onde será entregue à Acreditar os donativos da APCC e dos seus associados.
A realidade do cancro pediátrico em Portugal continua a ser um enorme desafio para país e crianças.
Cerca de 20 por cento das crianças diagnosticadas não sobrevivem e dois terços das que superam a doença enfrentam sequelas de longo prazo, explica a diretora-geral da Acreditar: “Continua a ser uma realidade em que o prognóstico de cura é bastante melhor do que era há uns anos atrás, mas continua a ser uma realidade muito dramática e desafiante para pais e toda a envolvente destas crianças”.