Um funcionário de um hotel da Covilhã vai esta r Sexta-feira Santa durante quatro horas numa cruz, recriando a figura de Jesus Cristo.
O "actor" vai estar caracterizado como Jesus, ainda que tenha as mãos e pés atados com cordas à cruz e não pregados, como segundo a Igreja Católica aco nteceu ao filho de Deus.
A representação da "paixão de Cristo", longe das encenações realistas q ue se fazem todos os anos nas Filipinas, começará às 11:00 e termina às 15:00.
Além de "Jesus Cristo", a recriação da crucificação, numa cruz de dez m etros de altura, terá a participação de outros funcionários do hotel.
A animação faz parte do programa de Páscoa do Fundão Palace Hotel que d ecorre desde quarta-feira, "para assinalar a tradição religiosa desta região", r ealçou Paulo Azevedo, funcionário responsável pelo evento.
Será Paulo Azevedo a subir à cruz e às 15:00 será baixado, recriando co m a presença de outros figurantes "a entrega do corpo ao colo de Maria, sua mãe, que juntamente com Maria Madalena e João Baptista estará aos pés da cruz".
"Costumamos assinalar as datas mais relevantes com actividades de anima ção e escolhemos esta para a época de Páscoa, em concreto, a Sexta-feira Santa", explicou o responsável, que não escondeu algum receio por passar quatro horas n a cruz.
"Estou a preparar-me psicologicamente e com alguns suplementos energéti cos, para que em termos físicos possa resistir", explicou.
E ainda que "Cristo" esteja na cruz apenas quatro horas essa, a cruz, c ontinuará instalada à entrada do hotel até domingo, "exibindo as vestes de Jesus Cristo", concluiu.