A nova Vida do Mosteiro de Odivelas, 700 anos depois da construção

por Arlinda Brandão

Foto:Arlinda Brandão - Antena 1

É com candidaturas a apoios do Plano de Recuperação e Resiliência e outros fundos comunitários que o Mosteiro de Odivelas vai sofrer obras profundas para se transformar num pólo de conhecimento, cultura e lazer do município.

Os Paços do Concelho vão mudar-se para estas novas instalações. E vai nascer um Centro interpretativo do Mosteiro, um Campus Académico e Cultural, um grande auditório e o futuro Parque da cidade. Vai haver ainda uma Residência Universitária para cerca de 200 estudantes.


Mas uma das grandes apostas do município é no turismo, tendo em conta este Mosteiro de São Dinis e São Bernardo com 700 anos, mais conhecido como Mosteiro de Odivelas.

Já decorrem obras nos claustros, na igreja e no tumulo do Rei D. Dinis que está a ser alvo de restauro e de um estudo inovador em Portugal, que envolve a Direção Geral do Património Cultural e várias universidades.

O investimento previsto de toda a intervenção é de dez milhões de euros, e aponta-se para que a obra que já arrancou, esteja pronta daqui a dois anos.
PUB