Foto: André Pinto, Pastelaria Dalila
Hoje na parceria da Antena 1 / Universidade de Aveiro falamos das Novas Economias Locais, centradas no setor Agrícola. É um dos desafios relevantes do Poder Local 2030, particularmente nos temas associados à segurança alimentar, à valorização do interior, à integração de conhecimento nas atividades económicas tradicionais. As autarquias podem ter um papel fundamental nesta articulação cujos resultados contribuem, necessariamente, para a atratividade e emprego dos territórios.
Para o professor da universidade de Aveiro, Manuel António Coimbra, o caminho a seguir é o da certificação. Diz que Portugal tem excelentes exemplos de comunidades que têm feito um bom trabalho na certificação dos produtos endógenos, que ajudam à valorização do interior e à atratividade e emprego dos territórios.
Para este especialista em Bioquímica e química dos alimentos, a produção industrial e artesanal não devem estar de costas voltadas, até porque, assim podem abarcar públicos diferentes e complementares. Manuel António Coimbra considera que as autarquias têm, ou devem ter, um papel mediador entre a burocracia para se conseguir as certificações e as associações produtoras. A segurança alimentar é fundamental. Diz ainda que a união dos produtores é crucial para todo este processo. A entrevista é da Cláudia Costa.