
O Presidente da República foi a escolha da redacção da RTP para a figura nacional do ano de 2017. A escolha prende-se sobretudo pelo papel que desempenhou nas tragédias dos incêndios, em junho e em outubro.
No entanto, o capital do Presidente da República foi alcançado pela proximidade que procurou ter, ao longo de todo o ano, juntos de todos os portugueses.

O presidente dos Estados Unidos é um dos chefes de Estado mais controversos de sempre e o mais impopular das últimas décadas. A RTP escolheu Donald Trump como figura internacional pelo segundo ano consecutivo.
Se em 2016 a sua eleição surpreendeu o mundo, os primeiros meses da sua presidência viriam a semear a polémica e o caos nas mais variadas frentes.

Os incêndios deste ano em Portugal provocaram mais de 100 vítimas mortais, 250 feridos e afectaram milhares de pessoas.
As causas naturais não justificaram as tragédias de junho e de outubro. O socorro demorou demasiado, os meios aéreos foram escassos, a rede de comunicações falhou. As tragédias dos incêndios marcaram 2017 e são a escolha da redação da RTP para acontecimento nacional do ano.

O acontecimento internacional que destacamos dividiu Espanha, centrou os olhos do mundo num Governo regional que, à revelia da Justiça espanhola e do Governo central, avançou com uma declaração unilateral de independência.
Este processo, considerado ilegal e inconstitucional, levou o executivo espanhol a suspender pela primeira vez a autonomia de uma região.