A portuguesa Yolanda Hopkins foi hoje eliminada nas meias-finais do Saquarema Pro, sexta e última etapa do Challenger Series (CS), no Rio de Janeiro, falhando o acesso ao circuito principal da Liga Mundial de Surf (WSL).
Na primeira semifinal, num confronto em que estava em causa a última vaga disponível no quadro feminino para o Championship Tour (CT) de 2025, a surfista algarvia fez 11,67 pontos (em 20 possíveis) nas duas melhores ondas (6,50 e 5,17), enquanto a adversária, a francesa Vahine Fierro, marcou 12,73 pontos (6,90 e 5,83) e assegurou um lugar entre a elite no próximo ano.
Yolanda Hopkins, que procurava ser a primeira surfista lusa a qualificar-se para o CT, terminou a prova brasileira na terceira posição - repetindo o resultado de Francisca Veselko em 2023 -, e ficou no oitavo posto do ranking anual (só se qualificam as cinco primeiras).
Há dois anos, a compatriota Teresa Bonvalot (que foi hoje eliminada precisamente por Yolanda nos `quartos` na praia de Itaúna, em Saquarema, num duelo entre as duas atletas olímpicas portuguesas), ficou no sexto lugar, falhando a qualificação para a elite por apenas uma posição.