Surfista lusa Yolanda Hopkins vence em Taghazout Bay e assegura título europeu
A surfista portuguesa Yolanda Hopkins venceu domingo a prova disputada em Taghazout Bay, primeira da Qualifying Series (QS) de 2023, garantindo automaticamente o título europeu.
Yolanda Hopkins selou também a qualificação para o circuito Challenger Series 2023, onde estarão em jogo as vagas para o circuito mundial de 2024 da World Surf League.
No último dia da competição, Portugal teve três surfistas nas quatro finalistas, sendo que no primeiro `heat` do dia, Carolina Mendes foi derrotada pela francesa Pauline Ado, acabando, assim, a prova marroquina no terceiro posto.
Por seu lado, Yolanda Hopkins impôs-se na bateria seguinte à compatriota Kika Veselko, que também fechou como terceira.
Na final, muito equilibrada, a portuguesa impôs-se a Pauline Ado por escassos 0,07 pontos -- 13,40 contra 14,33 -, graças aos 7,0 pontos que conseguiu numa das últimas ondas, para selar a 10.ª vitória consecutiva lusa no circuito QS europeu.
Yolanda Hopkins já tinha conquistado em 2022 o QS3000 de Anglet, em França, e o QS1000 de Newquay, no Reino Unido, pelo que garantiu antecipadamente o título europeu, quando ainda falta disputar o QS1000 da Costa da Caparica.
A surfista lusa, que sucede à compatriota Teresa Bonvalot, tem agora mais de 3.000 pontos de vantagem sobre a gaulesa Pauline Ado. Por seu lado, Kika Veseko manteve-se no terceiro lugar e Carolina Mendes subiu do quinto para o quarto.