Sporting faz pleno no andebol masculino com conquista da Taça de Portugal

por Lusa

O Sporting conquistou domingo o "triplete" ao juntar a Taça de Portugal ao campeonato e Supertaça de andebol, com uma vitória por 34-30 frente ao FC Porto, na final disputada no Multiusos de Viseu.

O pavilhão estava lotado para assistir ao clássico que se antevia ser de grande espetáculo, e foi o que aconteceu.

O presidente do FC Porto, André Villas-Boas, marcou presença em Viseu e viu a sua equipa alcançar uma vantagem de dois golos (2-4), à passagem dos cinco minutos, antes de uma reação do Sporting, que, aos 10 minutos, igualava a seis golos.

Leo Maciel, na baliza ‘leonina’, e Mitrevski, a defender as redes portistas, iam garantindo o equilíbrio no resultado.

A meio da primeira parte, o Sporting aproveitou um punhado de defesas de Leo Maciel e, em rápidas transições, com destaque para Thorkelsson, alcançou uma vantagem de quatro golos (11-7), que obrigou Carlos Resende a pedir a primeira pausa técnica.

À entrada para os quatro minutos finais da primeira parte, os campeões nacionais alcançavam a maior vantagem na partida, chegando aos cinco golos (16-11). Mesmo sobre o apito final, e já com o cronómetro no zero, Christensen, de livre, conseguiu iludir Leo Maciel e reduziu a desvantagem para 18-14.

O segundo tempo começou com um ritmo frenético, com os guarda-redes a brilharem, mas o Sporting tinha em mãos uma vantagem preciosa de cinco golos que ia sabendo gerir, o que levou Carlos Resende a pedir nova pausa técnica, descontente com o rumo que o jogo estava a levar.

Duas exclusões temporárias nos ‘leões’ permitiram ao FC Porto reduzir a desvantagem para 23-21, à entrada nos 20 minutos finais, e o resultado voltou a ficar em aberto, com Ricardo Costa a pedir uma pausa técnica para tentar travar o ímpeto dos comandados de Carlos Resende.

Rui Silva era por essa altura jogador em destaque, a chegar aos nove golos e a deixar o FC Porto apenas com um golo desvantagem (24-23), e faltavam ainda 15 minutos para jogar.

Não tardou a reação ‘leonina’, com o marcador a voltar a disparar para uma vantagem de quatro golos (29-25), à entrada para os derradeiros 10 minutos.

Após nova intervenção de Leo Maciel, Gurri colocou o Sporting a vencer por cinco golos (31-26) provocando nova explosão de entusiasmo nos adeptos leoninos, faltavam pouco mais de cinco minutos para o final.

Até final, os comandados de Ricardo Costa souberam gerir o resultado e venceram por 34-30, o terceiro triunfo consecutivo do Sporting nas últimas três edições da Taça de Portugal de andebol.



Jogo no Pavilhão Multiusos, em Viseu.

Sporting – FC Porto, 34-30.

Ao intervalo: 18-14.



Sob arbitragem de Daniel Martins e Roberto Martins, as equipas alinharam e marcaram:

- Sporting (34): Leo Maciel, Pedro Portela (2), Edy Silva (4), Francisco Costa (4), Natán Suárez (1), Salvador Salvador (1) e Martim Costa (5). Jogaram ainda Kristensen, Edmilson Araújo, Jan Gurri (5), Vag (1), Étienne Mocquais, Orri Thorkelsson (8), Mamadou Gassama (2), João Gomes (1) e Moga.

Treinador: Ricardo Costa.

- FC Porto (30): Mitrevski, Pedro Valdés (4), Rui Silva (10), Mamadou Diocou (2), Christensen (5), Pedro Oliveira (1) e Fábio Magalhães (1). Jogaram ainda André Sousa, Victor Iturriza, Jakob Mikkelsen, David Fernández, Daymaro Salina (1), Leonel Gomes, Ricardo Brandão (1), António Areia (4) e Francisco Fontes.

Treinador: Carlos Resende.



Marcha do marcador: 2-4 (05 minutos), 6-6 (10), 8-7 (15), 13-9 (20), 15-11 (25), 18-14 (intervalo), 20-16 (35), 23-20 (40), 24-23 (45), 29-25 (50), 31-26 (55) e 34-30 (resultado final).

Assistência: Cerca 1,800 espetadores.

PUB