Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Portugal nas meias-finais do Mundial de hóquei feminino

por Lusa
Lusa

A seleção portuguesa goleou Inglaterra por 13-1 e qualificou-se com naturalidade para as meias-finais do Mundial feminino de hóquei em patins, em Novara, em Itália.

Depois de ter vencido o Grupo A, Portugal encontrava a Inglaterra, a pior equipa no Mundial, que chegava a esta fase só com derrotas e com um golo marcado e 25 sofridos em três encontros, e a diferença entre as duas equipas foi notória desde o apito inicial.

Instalada no meio-campo contrário desde o começo, sem surpresa, a equipa lusa adiantou-se no marcador, logo ao segundo minuto, por Sofia Moncóvia, num remate de longe, num lance em que a guarda-redes contrária pareceu mal batida.

Logo no minuto seguinte, Sofia Moncóvia voltou a marcar, antes de a Inglaterra desperdiçar a sua melhor oportunidade em todo o encontro, num livre direto falhado por Beth McCarthy, aos cinco.

Joana Teixeira aumentou a vantagem portuguesa aos sete minutos e Inês Severino bisou aos 10 e 16, em dois dos melhores golos do encontro, numa excelente jogada individual e num remate de fora da área.

Ana Beatriz Silva fez o sétimo golo de Portugal, aos 19 minutos, desperdiçou um penálti aos 24, e segundos depois assistiu para Ana Fernandes estabelecer o 7-1 ao intervalo, já depois de, num desvio infeliz, a guarda-redes Cláudia Vicente ter desviado a bola para a própria baliza.

Na segunda parte, perante uma Inglaterra sem qualquer agressividade – fez a primeira falta a oito minutos do final –, Portugal aumentou ainda mais a vantagem, com golos de Sofia Moncóvio (30), Ana Ferreira (34), Joana Teixeira (37), Ana Beatriz Silva (40 e 44) e Ana Fernandes (41).

As comandadas de Hélder Antunes ficam agora à espera de adversário nas meias-finais, que sairá do encontro entre a anfitriã Itália e a Colômbia.
PUB