Última Hora
PJ faz buscas na Câmara de Loures por suspeitas de "atos ilegais" na Polícia Municipal

Portugal medalha de prata no Aloha Cup

por RTP
David Raimundo durante a sua prrova no «aloha» Cup Isa.com

Portugal esteve este sábado a centésimos de segundo de conquistar a suaprimeira medalha de ouro. O Aloha Cup, que reuniu oito selecções na lutapelas medalhas, valeu mesmo assim a prata à frente de selecções tão fortes comoa Austrália, o Brasil, os EUA ou a África do Sul.

 O penúltimo dia do ISA World Surfing Games (WSG) teve um sabor agri-docepara Portugal. Se por um lado conquistou a sua primeira medalha, por outro viumais dois atletas ficarem fora de competição. Mas o mais difícil de aceitar foimesmo a perda do ouro para a França na Aloha Cup - uma estafeta do surf quereuniu oito selecções. Amanhã é o derradeiro dia do Mundial na Costa deCaparica, altura em que se ficará a saber quem são os campeões mundiaisindividuais e por nações.

"Foi um bomresultado, mas ao mesmo tempo um resultado frustrante", referia no final Pedro Barbudo, seleccionador adjunto de Portugal. "Podíamos ter chegado ao ouro, mas isto éum jogo e a nossa opção podia ter dado certo ou não. Neste caso não deu, masseja como for este foi o melhor resultado que alguma vez tivemos no Tag Team." Portugal,com uma equipa composta por David Luís, Miguel Ximenes, Joana Rocha, FredericoMorais e David Raimundo, passou à final com a França, Costa Rica e África doSul, tendo na meia-final eliminado o Brasil e os EUA. No próximo ano o desafioserá vivido na Costa Rica onde se irá disputar mais uma edição dos ISA WSG, quede bianual passará a anual.

E se a manhã foi preenchida com a Aloha Cup, a tarde viu Miguel Ruivoregressar à água depois de cinco dias de espera. O veterano longboarder chegouà primeira final das repescagens, mas acabou eliminado, concluindo a suaprestação no Mundial na 8ª posição. "Correucomo esperava ou mesmo melhor do que podia esperar no início da semana. Noconjunto estou satisfeito com a minha prestação, mas não com este heat final que foi o que me correumelhor", explicava à saída da água Ruivo, que quando percebeu que não davapara chegar ao segundo lugar acabou por oferecer a segunda onda ao britânicoBen Skinner, um velho conhecido que em 2007 se tinha sagrado campeão europeu em Portugal. Um gesto de classe que acabou por não terefeitos na classificação, já que Skinner ficou ele também de fora dacompetição.

Um desaire que também bateu à porta de David Raimundo, que depois dasboas exibições da véspera, não conseguiu este sábado encontrar-se no mar e foieliminado na bateria que disputou com Ben Bourgeois (37º do ranking Mundial) eJason Torres, o costa-riquenho que foi uma das figuras do dia ao ir passandotodos os «heats» até chegar à final,que vai  disputar amanhã.

Manuel Centeno e Hugo Pinheiro entram este domingo na água para lutar pelarevalidação dos seus títulos, respectivamente, campeão e vice-campeão mundialdos ISA WSG, enquanto Rita Pires é a outra esperança portuguesa para asmedalhas. E, as expectativas são altas como admite o seleccionador José Braga.Neste momento, por países o Mundial é liderado pela Austrália - campeã emtítulo - seguida dos EUA e da Costa Rica. Portugal ocupa a 7ª posição.

 

PUB