Portugal garante presença na final do Europeu de Futsal

por Marcos Celso - RTP
Na segunda parte a festa foi portuguesa EPA

A vitória por 3-2 frente à Rússia, que é sempre candidata ao troféu, coloca Portugal na final oitos anos depois de ter perdido a competição para a Espanha.

Um golo madrugador de Éder Lima, aos 4 minutos, deu vantagem à seleção russa repleta de muitos nomes, reconhecidamente, brasileiros.

Portugal teve muitas dificuldades de chegar perto da baliza adversária, tendo a Rússia ganho o confronto tático na primeira parte.

Após o intervalo, o tudo ou nada luso foi premiado aos 31 minutos com o empate com um golo da autoria de André Coelho.

Estava relançada a luta pela presença na final deste europeu de futsal, naquele que seria um regresso de Portugal ao palco da final.

O melhor ainda estava por acontecer quando, a 4 minutos do apito final, André Coelho rematou forte e fuzilou a baliza adversária. Portugal estava perto dos objetivos iniciais. Bruno Coelho marcou o terceiro de baliza a baliza, após um ataque russo mal delineado e já com o guarda-redes adiantado.


A poucos segundos (50) a Rússia reduziu por intermédio de Éder Lima e fez disparar os corações lusos. Mas a final da prova que decorre na Eslovénia já era portuguesa.

Em 2010, na Hungria, Portugal perdeu a final para a Espanha. Agora defrontará no jogo decisivo a equipa que ganhar o embate entre a Espanha, campeã em título, e o Cazaquistão.
PUB