Portugal cilindrada pela Espanha em basquete

por RTP
A selecção portuguesa de basquetebol masculino perdeu esta sexta-feira com a congénere espanhola, campeã mundial e vice-campeã europeia, por 84-35, no pavilhão La Granadilla, em Badajoz Fiba

A selecção portuguesa de basquetebol masculino perdeu esta sexta-feira com a congénere espanhola, campeã mundial e vice-campeã europeia, por 84-35, no pavilhão La Granadilla, em Badajoz (Espanha), em jogo do Torneio da Extremadura. 

Este foi o segundo de quatro jogos de preparação da selecção lusa para
o Campeonato da Europa da modalidade, enquanto a Espanha efectuou o primeiro jogo de treino com vista à sua participação nos Jogos Olímpicos Pequim2008, em Agosto.    
 
Com o calor que se fez sentir no pavilhão a prejudicar a acção dos jogadores, o triunfo da Espanha não sofre contestação, perante uma actuação razoável da formação lusa, que deixou alguns indicadores ao novo seleccionador de Portugal, o espanhol Moncho López. 
 
Na selecção espanhola as figuras de referência foram Felipe Reyes, com 12 pontos, Berni Rodriguez, Jorge Garbajosa e Victor Claver, todos com 11
pontos.  
 
Paulo Cunha, com oito pontos, e Jorge Coelho e Carlos Andrade, com seis
cada, foram os melhores marcadores de Portugal. 
 
Perante um público ruidoso, cerca de 5.200 espectadores, a Espanha entrou melhor no jogo, embora a formação portuguesa tenha reagido bem logo de início (5-4), mas a superioridade dos espanhóis veio ao de cima e no final do primeiro período já venciam por 24-11, fase em que o português Carlos Andrade marcou cinco pontos. 
 
Num jogo em que esteve sempre em vantagem, a Espanha continuou no segundo período a ampliar a diferença no marcador, com os jogadores espanhóis a porem o pavilhão ao rubro ao conseguirem concretizar com sucesso algumas jogadas, chegando ao intervalo a ganhar por 43-16, enquanto a formação lusa, que marcou apenas cinco pontos, Nuno Marçal (três) e Jorge Coelho (dois), defendia-se o melhor que podia. 
 
No terceiro período, o cariz do jogo não se alterou e os espanhóis marcaram 20 pontos, contra apenas dois da formação portuguesa, obtidos por Miguel Miranda, com o marcador a registar um expressivo 63-18. 
 
Na última parte, a equipa portuguesa melhorou um pouco e foi o período
em que marcou mais pontos, com um total de 17, mas a superioridade dos espanhóis manteve-se, vencendo a partida com facilidade, por 49 pontos de diferença.
 
Pau Gasol, dos Los Angeles Lakers, que se encontra a recuperar de uma
lesão, e Juan Carlos Navarro, que actua no Memphis Grizzlies, ambos a disputar a NBA, constituíram as grandes ausências na selecção espanhola. 
 
Também integrados em equipas da NBA, actuaram no jogo de hoje José Manuel Caldéron, dos Toronto Raptors, apenas três minutos, e Jorge Garbajosa, da mesma equipa. 
 
A equipa das "quinas" vai continuar em Espanha e defronta sábado a sua
congénere da Rússia (campeã da Europa), em Cáceres, também para o Torneio da Extremadura, e segunda-feira, na Corunha, mede forças com a Lituânia, terceira no último Europeu, num jogo particular. 
 
   
PUB