Tomás Eloy Martínez vence Prémio Casa da América Latina

por Agência LUSA

O escritor argentino Tomás Eloy Martínez obteve com o seu romance "O Voo da Rainha" o Prémio de Criação Literária instituído pela Casa da América Latina para distinguir obras de autores latino-americanos publicadas em Portugal em 2004- 2005, foi anunciado.

Nesta primeira edição do prémio, a obra de Eloy Martínez, editada pela ASA em 2004, foi galardoada por decisão maioritária do júri, composto por Eduardo Prado Coelho, José Carlos de Vasconcelos, em representação da Associação Portuguesa de Escritores, e Maria Fernanda de Abreu.

Concorreram ao prémio, no valor de 10.000 euros, oito editoras, que apresentaram 33 obras de autores argentinos, brasileiros, chilenos, colombianos, cubanos, peruanos e uruguaios.

Em declarações à Lusa, o secretário-geral da Casa da América Latina, Mário Quartin Graça, assinalou que a ideia de criação deste galardão ocorreu à entidade depois de, pela primeira vez este ano, ter estado presente com um pavilhão na Feira do Livro de Lisboa.

"Fizemos um levantamento das obras latino-americanas existentes no mercado português - disse - e ocorreu-nos então, de algum modo, compensar os editores que publicam em Portugal livros de autores latino-americanos".

O mesmo romance de Eloy Martínez já em 2002 tinha ganho o Prémio Alfaguara de Literatura ibero-americana.

Nascido em Tetuán, Argentina, em 1934, Eloy Martínez é autor de uma vasta obra no jornalismo e na ficção.

É da sua autoria "Santa Evita", o romance argentino mais traduzido de sempre.

Segundo Quartin Graça, a Casa da América Latina atribuirá no próximo ano um prémio de Tradução para português de obras da área latino-americana, passando a partir de então a distinguir, em anos alternados, a ficção e a tradução.

PUB