O surfista português Francisco Ordonhas, campeão europeu júnior, está a treinar forte para ter um bom desempenho no Mundial da categoria sub-20 que vai decorrer na Filipinas, organizado pela Liga Mundial de Surf (WSL), garantiu o atleta.
Francisco Ordonhas, de 19 anos, conquistou em setembro o título europeu júnior, repetindo o feito de Tiago Pires, em 1999, e Vasco Ribeiro, em 2014, no lado masculino, e de Teresa Bonvalot, em 2016 e 2017, no quadro feminino.
"Era o objetivo principal que tinha para este ano, fazer a final do europeu de juniores, e era ainda melhor se fosse campeão da Europa, que foi mesmo o que aconteceu. Portanto, sim, fiquei muito contente", sublinhou.
Segundo o surfista cascalense, a fórmula para o sucesso alcançado foi o trabalho árduo, com muitas horas, dentro e fora de água, de treino físico, além do suporte a nível psicológico.
"Trabalhei o ano todo e os últimos anos para cumprir objetivos como estes, e vou continuar a trabalhar para cumprir mais ainda. Tenho treinos todos os dias, tanto no surf como no ginásio. E tenho uma psicóloga também, que me ajuda a manter-me focado em alturas mais difíceis", revelou Ordonhas.
Como preparar a prova
A prova que vai decidir o título mundial vai ser disputada na praia de Urbiztondo, em San Juan, entre 13 e 19 de janeiro, e, apesar de nunca ter estado nas Filipinas, o surfista luso já identificou semelhanças com a praia de Ribeira d'Ilhas, na Ericeira.
"As Filipinas têm boas ondas, mas por acaso acho que a onda do campeonato não é muito boa. É 'meio mole', não tem muitas secções em pé, mas quando tem, temos que aproveitá-las. É uma 'direita' que faz lembrar Ribeira d'Ilhas", assinalou.
Por isso, Francisco Ordonhas tem apostado em treinar na famosa onda da Reserva Mundial de Surf, na Ericeira, para se preparar para o evento da WSL, além de viajar para as Filipinas com antecedência para se ambientar ao palco do campeonato.
"Há uma diferença de horários grande, e também em termos da temperatura da água, porque saio do inverno portugês, mas vou com uma semana de antecedência para me habituar", vincou.
Questionado sobre qual o resultado que espera no Mundial, Ordonhas "sacudiu" a pressão: "Ainda não pensei muito na classificação. Se for com isso na cabeça, acho que pode ser muita pressão e as coisas correm mal. O melhor é focar-me no meu surf e, depois, quanto mais longe for, melhor".