Open da Austrália. Nuno Borges está na terceira ronda

por Mário Aleixo - RTP
Nuno Borges continua a brilhar na Austrália Mast Irham - EPA

O português Nuno Borges, 69.º do ranking ATP, qualificou-se esta quinta-feira para a terceira ronda do Open da Austrália ao vencer o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 24.º do mundo, por 7-6 (9-7), 6-3 e 6-3.

O tenista natural da Maia, de 26 anos, precisou somente de duas horas e 18 minutos para garantir a primeira vitória da carreira sobre um jogador do top 30 do mundo e seguir em frente no primeiro Grand Slam da temporada, no Melbourne Park.

Depois da vitória de hoje no "major" australiano, que decorre até 28 de janeiro, Nuno Borges vai defrontar o vencedor do encontro entre o búlgaro Grigor Dimitrov (13.º do mundo) e o australiano Thanasi Kokkinakis (80.º do ranking ATP).

Nuno Borges continua também em prova na competição de pares, onde, juntamente com o australiano Aleksandar Vukic, vai defrontar na segunda ronda os argentinos Máximo González e Andrés Molteni, sextos cabeças de série.

Tenista está a “viver um sonho” e vai "à procura de mais"

Nuno Borges confessou hoje estar “a viver um sonho” com a qualificação para a terceira ronda do Open da Austrália, após a primeira vitória sobre um "top 30" mundial, o espanhol Alejandro Davidovich Fokina.

Pela primeira vez na terceira ronda. Estou a viver um sonho e vou continuar a procurar mais. Quem quer que seja, vou tentar dar o meu melhor e continuar a alargar o sonho”, avançou o número um nacional e 69.º do ranking ATP, que vai agora defrontar o búlgaro Grigor Dimitrov (13.º ATP), responsável pelo desaire do australiano Thanasi Kokkinakis (80.º ATP), por 6-3, 6-2, 4-6 e 6-4.

O tenista maiato, de 26 anos, contrariou o favoritismo do adversário natural de Málaga, que figura no 24.º lugar na hierarquia mundial, e em três sets, pelos parciais de 7-6 (9-7), 6-3 e 6-3, tornou-se no terceiro português a alcançar a terceira ronda do "Happy Slam", primeiro "major" da temporada, depois de Frederico Gil e João Sousa.

Estou muito contente, é uma grande altura para ter a minha melhor vitória de carreira, à melhor de cinco sets no Grand Slam vale mais, sem dúvida. Muito orgulhoso, muito feliz, mas já estou infelizmente a preparar-me para o próximo jogo de pares de amanhã de manhã (sexta-feira), portanto não tenho assim tanto tempo para desfrutar”, acrescentou.

 


PUB