Nelo volta a ganhar o medalheiro da canoagem olímpica

por RTP
J2012

Manuel Ramos, mais conhecido no mundo da canoagem como "Nelo", transformou a marca portuguesa de caiaques e canoas em líder mundial e vai voltar a vencer o medalheiro do torneio olímpico da modalidade com mais de 20 troféus conquistados nos Jogos de Londres2012.

 "Em Atlanta conquistamos uma medalha, em Sydney cinco, em Atenas 14 e em Pequim 20 e o nosso objetivo era tentar ultrapassar as 20 medalhas. Neste momento, já chegámos às 17 medalhas e para amanhã (sábado) temos a certeza de que conseguiremos mais seis, porque as finais de K1 200 homens são todas Nelo, as finais de K2 homens também, na final de K1 mulheres devemos ter mais duas e vamos esperar pela C1. Portanto, já ultrapassamos", afirmou Manuel Ramos, no final da sessão de provas da manhã em Eton Dorney, a 40 quilómetros de Londres.  
 
    A Nelo fornece 75 por cento da frota de barcos que disputam as provas de canoagem de velocidade, mas nos Jogos da capital inglesa conseguiu mais
uma proeza e somou a primeira medalha na variante de "slalom" (águas bravas).
 
    "Os nossos barcos ganharam pela primeira vez uma medalha no slalom, na nossa primeira participação como fornecedores oficiais, com duas embarcações", disse o "patrão" da Nelo, que já lidera a frota olímpica de canoagem desde Atenas2004.  
 
    Manuel Ramos considera quase como "sua" cada medalha ganha pelos barcos construídos na fábrica de Canidelo, onde quase uma centena de operários "dão" ao Mundo cerca de 3.000 unidades por ano.  
 
    O segredo do sucesso da Nelo explica-se pela qualidade dos barcos que
produz, mas também pela forma como "mima" os seus clientes com um conjunto de mais-valias técnicas, como afinações personalizadas, limpeza e reparação e até monitorização da "performance" dos atletas.   
 
    "Essa é a ajuda que nós damos aos nossos atletas e é nisso que nós somos bons", sublinhou.  
 
    A "base" da Nelo no complexo de Eton Dorney, que acolheu as provas de
remo e canoagem, transformou-se no verdadeiro "lounge" dos canoístas presentes, que assim podem ver ao vivo a forma como os seus barcos são cuidados pelos oito técnicos da marca portuguesa.  
 
    "Sim, os atletas gostam de lá ir ver o que fazemos e nós gostamos de os ter por lá", sustentou Manuel Ramos, que já foi praticante, mas que em 1978 começou a fabricar os seus próprios barcos porque acreditava que seriam melhores do que os que encontrava no mercado.  
 
    O maior fabricante de embarcações para canoagem é mais um dos portugueses que está a vibrar com o sucesso da equipa lusa nos Jogos Olímpicos de Londres2012 e hoje considerou "fantástica" a conquista da medalha de prata em K2 1000 por Emanuel Silva e Fernando Pimenta.  
 
    "Foi fantástico para a modalidade em Portugal, Acho que estão de parabéns, os atletas, a federação e a canoagem portuguesa", confessou.  
 
    Manuel Ramos ainda espera que Teresa Portela consiga dar mais uma alegria a Portugal, mas garante que os resultados "inéditos" da equipa lusa nos Jogos de Londres2012 já são um motivo mais do que suficiente para que os Jogos fiquem na história da canoagem portuguesa.  
 
PUB