Em direto
Portugal em alerta. A evolução da resposta aos incêndios atualizada ao minuto

Morreu o havaiano Andy Irons

por RTP
Andy Irons apphoto

O surfista, tri-campeão do Mundo, foi encontrado morto num quarto de hotel, em Dallas, Texas, onde fez uma escala forçada, por já não suportar o voo até ao Havai.

O surfista havaino Andy Irons, campeão do Mundo em 2002, 2003 e 2004, morreu, na terça-feira, aos 32 anos, vítima de dengue, em Dallas, nos Estados Unidos, quando regressava a casa, em Kauai.

Depois de ter alinhado no Rip Curl Pro Portugal, em Peniche, que terminou entre os 25.ºs classificados, ficou afastado, por problemas de saúde, do Rip Curl Pro Search, da nona e penúltima etapa do Circuito Mundial ASP, que decorre em Porto Rico.

"Estou em choque! Os meus sentimentos para a família Irons... não sei o que dizer. R.I.P. Andy! Foste uma inspiração para todos nós", referiu o surfista português Tiago Pires, na sua página na rede social na Internet Facebook.

"Foi com profunda tristeza que a Billabong teve conhecimento da morte de Andy Irons. O Andy foi um dos maiores surfistas do nosso tempo. Mais do que isso, ele era um filho muito amado, um marido dedicado e estava prestes a ser pai", refere a marca que patrocinava o havaiano, em comunicado, dando também as condolências à família, em especial à esposa Lyndie,
grávida de oito meses.

Irons nasceu a 24 de Julho de 1978, em Oahu, no Havai, venceu o primeiro campeonato profissional aos 18 anos, sagrou-se tricampeão e terminou em segundo lugar, atrás do norte-americano Kelly Slater, em 2005 e 2006, e ocupava actualmente o 16.º lugar do ranking ASP.

C/Lusa
PUB