O italiano Marcelo Guidi e a alemã Lea Boy venceram hoje, em Setúbal, as provas masculina e feminina da terceira etapa da Taça do Mundo de águas abertas, nas quais Mafalda Rosa e Diogo Cardoso foram os melhores portugueses.
Numa competição que contou com cinco nadadores italianos entre os 10 primeiros classificados, o francês Marc-Antoine Olivier foi quarto, e o húngaro Kristofb Rasovsky, campeão olímpico em Paris2024, quinto.
Entre os portugueses, Diogo Cardoso, no 13.º posto, foi o melhor, seguido de Tiago Campos, (20.º), Ricardo Santos (22.º), Francisco Amaral (24.º), Tomás Sarreira (28.º) e Bruno Loureiro (29.º).
No setor feminino, com um pelotão muito compacto até à última volta, a alemã Lea Boy cruzou a meta após 2.18.30,70 horas, gastando menos três segundos do que a brasileira Ana Marcela Cunha, campeã olímpica em Tóquio2020 e quatro vezes vencedora em Setúbal, que foi segunda, imediatamente à frente da compatriota Viviane Jungblut, que foi terceira, a 3,70.
Mafalda Rosa foi a melhor portuguesa, terminando no 12.º lugar, a 26,10 segundos da vencedora, e Mariana Mendes foi 14.ª, a mais de seis minutos de Lea Boy.