Manuel Cardoso sagra-se campeão nacional de elites

por RTP
Manuel Cardoso, o grande vencedor desta tarde em Santa Maria da Feira Foto: www.specialized.pt

O ciclista Manuel Cardoso (Liberty Seguros) conquistou hoje o título de elites nos Campeonatos Nacionais, que decorrem em Santa Maria da Feira, ao bater Rui Costa (Caisse d'Epargne) e Hélder Oliveira (Barbot-Siper).

Manuel Cardoso, com 26 anos, sucede a João Cabreira (CC Loulé), que abdicou de defender, por motivos físicos e psicológicos, o título conquistado na prova de fundo em 2008, ainda não homologado.

O corredor de Paços de Ferreira percorreu os 161,5 quilómetros, correspondentes a 13 voltas ao circuito desenhado na cidade feirense, com início e chegada ao castelo, em 4.22:50 horas, a uma média de 37,689 km/hora.

"Há seis anos atrás fui segundo aqui em Santa Maria da Feira em sub-23. Nunca pensaria chegar aqui e disputar o campeonato nacional tão cedo, mas com uma equipa assim, onde se trabalha bem, se é unido, e as coisas são organizadas, correu tudo bem", afirmou no final da corrida.

"Só trazia uma coisa na cabeça, que era vencer e dedicar a vitória à equipa, ao meu pai e a toda a minha família", acrescentou.

Madeinox-Boavista e Liberty Seguros animaram a prova. Os "axadrezados" lançaram João Benta para uma fuga solitária que se prolongou por mais de 100 quilómetros, perseguido por um grupo de 14 ciclistas.

Nas quatro últimas voltas ao circuito de 12,7 quilómetros, cuja subida
repetida até ao castelo de Santa Maria da Feira, em 600 metros de empedrado, acabou por apurar o grupo da frente, formado pelo campeão no crono, Tiago Machado (Madeinox-Boavista), José Mendes (Liberty Seguros) e Bruno Pinto (Barbot-Siper).

Apesar da presença de Mendes na dianteira, o conjunto de Américo Silva continuou a atacar, abrindo caminho arranque do "sprinter" Manuel Cardoso nos últimos três quilómetros.

Depois de arrancar, Cardoso apenas foi perseguido pelo "emigrante" Rui Costa, que está pré-seleccionado para o Tour e terminou a oito segundos do novo campeão nacional, e por Hélder Oliveira, terceiro classificado, a 13 segundos.
PUB