Leonardo Tavares e Gastão Elias qualificaram-se hoje para a segundaronda do "qualifying" do Estoril Open em ténis, a decorrer desde hoje eaté 10 de Maio, nos pisos de terra batida do Estádio Nacional.
A primeira partida foi favorável a Gastão Elias por 6-3 e, quando o português detinha uma vantagem de 3-0 na segunda, Eysseric abandonou devido a lesão no pulso esquerdo.
No final do encontro, Gastão Elias, agora treinado pelo brasileiro Rodrigo Nascimento, revelou que não jogava em terra batida "há um ano" e mostrou-se agradado com o modo como actuou no "court" central, com a presença de muito público.
Leonardo Tavares também ficou satisfeito com a sua prestação no encontro com Dusan Vemic, "um adversário com muito ritmo", apesar de o português ter admitido ter jogado "muito tenso" e "apático a reagir", num confronto "muito difícil" e "com vento".
Domingo, Tavares, treinado por Nuno Marques, o eslovaco Michail Mertinak, que se impôs ao russo Philip Davydenko, sobrinho de Nikolay Davydenko, pelos parciais de 6-2 e 6-0.
João Sousa, que venceu Gonçalo Pereira, por 6-3 e 7-5, Vasco Pascoal, vitorioso frente a André Caiado, com os parciais de 7-6(7-5) e 6-1, e Rodrigo Carvalho, que aplicou um duplo 6-0 a João Maio, passaram à segunda ronda do "qualifying".
José-Ricardo Nunes (perdeu com o italiano Andrea Arnaboldi, por 6-2 e 6-1), João Silvério (baqueou diante do espanhol Martin-Adali, por 6-0 e 6-2), Vasco Mensurado (derrotado pelo norte-americano Michael Yani, por um duplo 6-2) e José Pedro Silva (afastado pelo norte-americano Ryan Sweeting, por 6-0 e 6-2) foram eliminados do torneio.
Pedro Sousa também se despediu do Estoril Open, depois de ter disputado o encontro mais bem disputado que envolveu tenistas portugueses. O filho do antigo campeão nacional Manuel de Sousa perdeu por 6-3, 6-7 (7-3) e 7-6 (7-2).
Apenas quatro tenistas provenientes do "qualifying" terão presença no quadro principal do Estoril Open, cujos primeiros quatro encontros se disputam domingo.