O ciclista norte-americano Lance Armstrong, que bateu o cancro e estabeleceu um recorde de sete vitórias consecutivas na Volta a França (1999-2005), anunciou esta terça-feira que vai voltar a competir e quer vencer um oitavo "Tour".
minha família e os meus amigos mais chegados, decidi regressar ao ciclismo profissional", afirmou Lance Armstrong, num comunicado enviado à Associated Press (AP).
De acordo com Armstrong, prestes a completar 37 anos, a sua motivação maior é a luta contra o cancro: "só neste ano, cerca de oito milhões de pessoas vão morrer de cancro em todo o Mundo... é tempo de colocar o cancro num nível global".
Por outro lado, e numa entrevista à Vanity Fair, Lance Armstrong disse mesmo ter 100 por cento de certeza de que vai competir na edição 2009 da Volta a França: "vou tentar ganhar um oitavo Tour".
De acordo com Mark Higgins, porta-voz de Armstrong, citado pela AP, Lance Armstrong ainda não decidiu em que equipa vai competir e em que outras provas.
Ainda esta terça-feira, perante os rumores que apontavam para o seu regresso, depois de uma notícia do VeloNews, o director-desportivo da Astana, o belga Johan Bruyneel, manifestou-se interessado em voltar a contar com Armstrong, que conduziu às sete vitórias no "Tour".
De acordo com o VeloNews, Armstrong iria correr pela Astana e, além do "Tour", participar na Volta à Califórnia, no Paris-Nice, na Volta à Geórgia e no Dauphine-Libere.