Judo/Europeus. Bárbara Timo conquista medalha de bronze em -70 kg

por Lusa
Lusa - Nuno Veiga

A judoca Bárbara Timo conquistou hoje a medalha de bronze da categoria de -70 kg nos Europeus de Lisboa, ao vencer o combate por desclassificação da croata Lara Cvjetko.

Timo, vice-campeã mundial de -70 kg e 14.ª do mundo, conseguiu chegar ao ‘bronze’ no seu quarto combate nos campeonatos, diante de uma adversária menos cotada (115.ª), de apenas 19 anos, que foi uma das grandes surpresas, mas, já no 'golden score', teve uma ação que colocou em risco a portuguesa, sendo penalizada com 'hansokomake' (desclassificação).

A conquista da judoca do Benfica junta-se nestes Europeus à medalha de ouro de Telma Monteiro, em -57 kg, e à de bronze de João Crisóstomo, em -73 kg, em categorias disputadas na sexta-feira, no primeiro dia da competição.

No percurso nos Europeus, a judoca nascida no Rio de Janeiro, que em 2018 chegou a Portugal para representar o Benfica e em 2019 passou a representar a seleção portuguesa, conseguiu vencer três de quatro combates.

Bárbara Timo começou por vencer a húngara Szabina Gercsak, 35.ª, com um ‘waza-ari’ a 24 segundos do final, e, já na repescagem, a espanhola Maria Bernabeu (17.ª), adversárias diante das quais era favorita.

A única derrota da judoca foi com a holandesa Kim Polling, que era favorita, face ao seu estatuto de número três mundial, e pela qual acabou derrotada em poucos segundos, num combate que apurava a vencedora para as meias-finais.

No combate para o ‘bronze’, num despique muito equilibrado diante da jovem croata Lara Cvjetko, campeã europeia de sub-23, Timo garantiu a medalha após uma ação perigosa da adversária, que foi desclassificada.

Quase a par de Bárbara esteve Anri Egutidze, companheiro de equipa no Benfica, com o judoca português, de origem georgiana, a realizar cinco combates, com três vitórias e duas derrotas, a última das quais a impedi-lo, uma vez mais, de atingir o ‘bronze’.

Nos Europeus de 2018, o judoca já tinha falhado o pódio por pouco e hoje a situação repetiu-se, mas numa competição em que Egutidze tinha todas as condições para ser mais feliz: lutava em casa e eliminou dois ‘tubarões’ dos -81 kg.

Para surpresa de todos, o judoca, que não era cabeça de série, venceu o campeão olímpico, o russo Khasan Khalmurzaev (15.º), e o campeão mundial, o israelita Sagi Muki (2.º), já depois de ter afastado, logo no início, o italiano António Esposito (29.º).

Mais cedo, Manuel Rodrigues, também em -81 kg, foi eliminado no primeiro combate, e João Fernando, em -73 kg, saiu dos Europeus com uma derrota e uma vitória.

A seleção portuguesa chega ao último dia de competição, no qual terá em competição, no domingo, mais cinco judocas: Patrícia Sampaio, Rochele Nunes, Jorge Fonseca, Diogo Brites e Vasco Rompão.


pub