John Higgins, campeão mundial de Snooker suspenso por alegado suborno

por RTP
Escândalo no Snooker Getty Images

O britânico John Higgins, campeão do Mundo de snooker, foi hoje suspenso das competições oficiais enquanto é investigado pelas acusações, feitas por um jornal, de ter aceitado um suborno de 300 000 euros para perder encontros em torneios.

O campeão mundial está suspenso das competições oficiais enquanto é investigado pelas acusações, feitas por um jornal, de ter aceitado um suborno de 300 000 euros para perder encontros em torneios.

A informação da suspensão foi confirmad, segundo diz a agência noticiosa espanhola EFE, pelo presidente da Associação Profissional de Bilhar e Snooker, Barry Hearn.

O jogador escocês tem 34 anos, e a reacção já surgiu da parte do seu agente, Pat Mooney, que pediu a demissão daquele organismo regulador.

Hearn anunciou ainda a abertura imediata de um inquérito para investigar as acusações feitas a Higgins pelo News of the World, que na sexta feira filmou o jogador, em Kiev, a aceitar um suborno encenado por repórteres do próprio diário sensacionalista britânico.

O News of the World publicou hoje o vídeo e um artigo no qual revela as negociações entre Higgins, Mooney e os repórteres disfarçados. Durante cerca de 10 minutos, o jogador, de 34 anos, parece aceitar perder encontros de quatro torneios diferentes deste ano para beneficiar casas de apostas ilegais, a troco de receber 300 000 euros. A única preocupação por si manifestada residia na forma de ocultar o dinheiro recebido, admitindo que poderia fazê-lo através do pagamento da hipoteca de uma "pequena casa" que tem em Espanha.
PUB