Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Jogos Olímpicos. E quando em Paris não se consegue estar na cerimónia de abertura?

por Inês Geraldo - RTP (enviada especial a Paris)
Arco do Triunfo foi um dos pontos fulcrais da cerimónia de abertura RTP

Num dia em que muitos fãs foram para o centro de Paris para ver uma cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos inédita, muitos outros não conseguiram acesso. Como fizeram para ver a grande abertura de Paris 2024? Muitos adeptos espalharam-se pela cidade e as fanzones encheram-se para poder celebrar todas as comitivas e nacionalidades que embarcaram no Sena.

Os Jogos Olímpicos juntam-se sempre milhares de pessoas na sua abertura, mas a maior parte daqueles que viajam para as cidades anfitriãs não conseguem ter acesso à grande cerimónia que marca o início de uma nova olimpíada.

Em Paris, o caso não foi exceção. A zona que circunda o Rio Sena esteve durante horas restrita a uma multidão que tentava ter o seu pequeno espaço de rio para ver os atletas passar. Com muitas ruas fechadas ao público e a jornalistas as opções eram poucas.
Na cidade luz, muitos dirigiram-se para as fanzones para poderem ver a cerimónia no Sena e estarem perto de pessoas de todo o mundo. E apesar da chuva ainda foram muitos os que subsistiram e ficaram para ver a comitiva do seu país navegar pelo rio parisiense.

No Parc Monceau, a RTP encontrou várias histórias. Sem terem acesso à grande cerimónia de abertura, fãs irlandeses, argentinos, chilenos, brasileiros e norte-americanos sentiram a chuva de Paris sentados na relva de uma das muitas fanzones.

Apesar de não estarem perto do Sena e da tempestade que se abateu, quase todos relataram a felicidade por estarem em Paris para fazer parte da história de uns Jogos Olímpicos e todos garantem apoio às suas comitivas, não interessa quais forem os resultados.
Tópicos
PUB