Joel Rocha quer revalidar Taça de Portugal de futsal

por Mário Aleixo - RTP
Joel Rocha quer "bisar" na conquista da Taça José Coelho - Lusa

O treinador do Sporting de Braga assumiu a necessidade de a equipa ter “mentalidade vencedora e qualidade em todos os momentos” para conseguir vencer na quarta-feira o Benfica, nos quartos de final da Taça de Portugal de futsal.

Precisamos de ter mentalidade vencedora, qualidade em todos os momentos, sermos consistentes durante todo o jogo e conseguirmos apresentar a maturidade competitiva exigida e necessária capaz de superar, em equipa, os momentos em que os nossos adversários estiverem melhor e por cima do jogo”, afirmou Joel Rocha, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Futebol.

O técnico dos bracarenses, que na época passada venceram o troféu pela primeira vez, lembra que o Benfica é um dos poucos adversários que a sua equipa ainda não venceu esta temporada, e destaca a “boa postura competitiva e qualidade de jogo do adversário”.

Cassiano Klein quer ganhar o troféu

Do lado do Benfica, o treinador Cassiano Klein assume o objetivo de “vencer a Taça de Portugal”, mas antevê um jogo “muito equilibrado”, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, na quarta-feira, às 20:00.

O sentimento é o melhor possível. Eu acredito que todas as equipas esperam por estes momentos da época para estar nas decisões. Sabemos que vai exigir muito a nossa concentração, o nosso foco e o nosso empenho, mas trabalhamos para isso e vamos dar o nosso máximo”, afirmou.

Nuno Dias só pensa em vencer

O Sporting, recordista de troféus, entra em campo no mesmo dia, às 17h00, para defrontar o Ladoeiro, num jogo para o qual o treinador Nuno Dias assume o favoritismo, mas alerta para motivação e bons resultados do adversário.

Não podemos ser hipócritas e temos de assumir o favoritismo, mas dentro de campo. Temos de ser intensos, como habitualmente, e provar que queremos seguir na prova. O Ladoeiro está motivado pelos últimos resultados. Tem 12 vitórias nos últimos 15 jogos e, como tal, tem de nos merecer respeito. Agora, não podemos fugir obviamente das nossas responsabilidades, garantindo a passagem à meia-final”, afirmou.

Dário Gaspar tem um sonho

Dário Gaspar, técnico do Ladoeiro, que milita no segundo escalão, assume o sonho de ultrapassar o líder da Liga e tetracampeão nacional, antevê dificuldades, mas apela ao espírito e competência de equipa para “contrariar o favoritismo do adversário”.

Considero que a maior preocupação tem de ser connosco enquanto equipa. No entanto, o Sporting é o clube mais competente e completo presente nesta prova (…). Antevemos muitas dificuldades, mas nas dificuldades surgem oportunidades e é sobre elas que trabalhamos para dignificar o clube e contrariar a estratégia do Sporting”, referiu.

Cláudio Cardoso dá favoritismo o adversário

O Sassoeiros, a outra equipa da II Divisão presente na "final a oito" da Taça de Portugal, parte para o confronto com o Ferreira do Zêzere, agendado para 11h00 de quarta-feira, ciente do favoritismo do adversário, mas orgulhoso por regressar a esta fase da competição 15 anos depois.

O Ferreira do Zêzere é uma equipa recheada de talento individual, com ideias de jogo bem definidas e que tem como líder o Ricardo Lobão, um treinador de referência no futsal nacional. Tem feito uma segunda volta extraordinária na Liga e está no seu melhor momento da época", afirmou Cláudio Cardoso, técnico do Sassoeiros.

Ricardo Lobão antecipa dificuldades

O homólogo da formação de Santarém, Ricardo Lobão, perspetiva um jogo “especial e difícil”, no qual “a diferença entre ganhar ou perder serão os detalhes e a eficácia, com e sem bola".

Conheço bem este clube, aliás comecei ali como jogador e como treinador, permanecendo 11 épocas. Conhecemos bem o seu treinador, como também o trajeto que estão a fazer. Por isso, contamos com uma equipa organizada, motivada e competitiva. Não vamos enganados, vai ser muito difícil”, disse.

Cláudio Moreira não espera facilidades

No segundo jogo de quarta-feira, agendado para as 14h00, o Leões de Porto Salvo, atual quarto classificado da Liga defronta o Quinta dos Lombos, quinto, com ambos os técnicos preparem-se para dificuldades.

O Leões de Porto Salvo tem se afirmado como uma das melhores equipas da nossa Liga, com jogadores experientes e jovens internacionais, bem comandada e com dinâmicas que lhes permite controlar os jogos. Não esperamos facilidades, até porque já nos venceram na Liga”, referiu Jorge Monteiro, treinador do Quinta dos Lombos.

Nas meias-finais, o vencedor da partida entre Sporting e Ladoeiro defronta Sassoeiros ou Ferreira do Zêzere, enquanto a equipa que se impuser no Benfica-Sporting de Braga joga com Quinta dos Lombos ou Leões de Porto Salvo.

- Programa dos quartos de final:


26 de março:

Sassoeiros - Ferreira do Zêzere, 11h00.

Quinta dos Lombos - Leões de Porto Salvo, 14h00.

Sporting – Ladoeiro, 17h00.

Benfica - Sporting de Braga, 20h00.

PUB