Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Frederico Gil é a primeira esperança portuguesa

por RTP
Frederico Gil é o melhor tenista português de sempre EPA

Portugal começa hoje a jogar a primeira eliminatória da Taça Davis, frente à Selecção de Chipre. A partida joga-se em Nicósia e pode colocar a Selecção capitaneada por Pedro Cordeiro no caminho do apuramento do Grupo 1 da Zona Euro-africana.

Ao contrário do que sucedeu em Julho passado, quando a Selecção portuguesa bateu claramente os cipriotas por 5-0, no Porto, o Chipre contará agora com a sua maior figura, Marcos Baghdatis, vice-campeão do Open da Austrália de 2006 e antigo número oito do mundo em Agosto do mesmo ano.

Durante o dia de hoje irão realizar-se dois jogos. Frederico Gil, nº 81 do ranking ATP, é o primeiro tenista luso a subir ao court para defrontar Photos Kallias, que ocupa o 546º lugar.

Rui Machado, que ocupa o 129º posto, é o homem que se segue. O português terá uma tarefa bem mais complicada pois irá defrontar Marcos Baghdatis, nº 90 do ranking ATP.

Pedro Cordeiro, seleccionador nacional, está confiante para os embates com o Chipre: "Existem 50% de hipóteses para cada lado, sendo esta uma eliminatória aberta."

Se vencer esta eliminatória, Portugal cruzar-se-á, em Julho, com o vencedor do confronto entre a Irlanda e a Argélia, num embate que servirá para definir uma das quatro selecções qualificadas para os "play-off" de acesso ao Grupo 1, agendado para Setembro.

"Respeitamos os adversários e espero que isso se transcreva - quer de um lado, quer do outro - para dentro do corte", afirma o seleccionador nacional.

PUB