Fernando Gomes é o novo presidente do Comité Olímpico de Portugal

por Inês Geraldo - RTP
Fernando Gomes é agora presidente do Comité Olímpico de Portugal Manuel de Almeida - Lusa

Fernando Gomes foi eleito esta quarta-feira como o novo presidente do Comité Olímpico de Portugal. Assim, os destinos do olimpismo português vão ser liderados pelo antigo presidente da Federação Portuguesa de Futebol.

Frente a frente com Laurentino Dias, Fernando Gomes, de 73 anos, arrecadou 57 por cento dos votos em urna, num sufrágio com uma participação de 99 por cento. Assim, o antigo presidente da FPF sucede a Artur Lopes, que estava na presidência do COP desde a morte de José Manuel Constantino.

Os resultados foram anunciados por Vasco Lynce, presidente da Comissão Eleitoral do Comité Olímpico de Portugal, com a votação a decorrer na sede do organismo, em Lisboa.

Em declarações à RTP, Fernando Gomes falou pela primeira vez como presidente do Comité Olímpico de Portugal, garantindo que o trabalho começa amanhã, incluindo com as federações que não votaram em si.

"Ao longo da nossa campanha, sempre afirmámos que o primeiro momento após a eleição era convocar todas as federações, atletas, treinadores para dialogar com eles, de forma a complementar aquilo que foi o nosso programa eleitoral, no sentido de poderem ainda contribuir para um programa definitivo".

Questionado sobre a mudança de "chip" do futebol para o olimpismo, Fernando Gomes garantiu que a mentalidade será lutar pelo desporto. "É diferente, tem uma estrutura diferente, mas não deixa de ser na sua essência o desenvolvimento desportivo do atleta no sentido de ter uma melhor preparação para alcançar os melhores resultados".

O gestor portuense quer trabalhar do "ponto de vista coletivo" para poder potenciar as receitas do COP tal como fez nos três mandatos à frente da Federaçao Portuguesa de Futebol. Fernando Gomes lembrou que os contextos e os objetivos do Comité "são diferentes" e mostrou-se convencido que vai conseguir fazer história com o movimento olímpico de Portugal.

Sobre as primeiras medidas a aplicar, o novo presidente afirmou que fazer crescer a base de atletas é o objetivo principal, mantendo um diálogo com todas as federações.

Questionado sobre a recusa em debater com Laurentino Dias, o outro candidato à presidência do COP, Fernando Gomes fugiu à questão e e declarou que o objetivo principal da sua candidatura foi passar a mensagem, lembrando que a sua campanha começou tarde mas que sempre manteve uma postura ética.

"É conhecido que começámos muito tarde. Tivémos uma postura de ética corret. Enquanto estivemos na Federação Portuguesa de Futebol não desenvolvemos o nosso trabalho de campanha. Acabámos no dia 21 de fevereiro, e a partir daí o nosso objetivo foi claramente falar com todas as modalidades, com todas as federações olímpicas e não olímpicas, e foi isso que fizémos" concluiu.

Fernando Gomes vai começar a liderar o Comité Olímpico de Portugal depois de no ano passado, Portugal ter tido uma das melhores prestações em Jogos Olímpicos. Portugal arrecadou quatro medalhas, com Iúri Leitão e Rui Oliveira a conquistarem ouro no ciclismo de pista, o primeiro fora do atletismo.

Iúri Leitão alcançou também uma medalha de prata em Omnium (ciclimos de pista) e tornou-se no primeiro atleta português a conquistar duas medalhas em apenas uma edição dos Jogos. Pedro Pichardo (triplo salto) e Patrícia Sampaio (judo) também arrecadaram medalhas para o olimpismo português.
Tópicos
PUB