Estoril Open - Neuza Silva lamenta ansiedade e pouca concentração

por RTP
Neuza Silva quase fez história no dia do seu aniversário Reuters

A tenista portuguesa Neuza Silva lamentou esta segunda-feira - dia de anos - a "ansiedade e dificuldade de concentração" nos momentos finais do encontro com a checa Iveta Benesova, primeira cabeça-de-série do Estoril Open, que lhe custou a derrota por 6-4, 5-7 e 6-4. 

Na primeira ronda da competição, Neuza Silva, 166 do ranking mundial, esteve perto de protagonizar uma surpresa, quando tinha a vantagem de 4-1 no "set" decisivo, mas acabou por ser eliminada, num encontro que durou 2:24 horas. 
 
"Estive perto do 5-1, mas fiquei com alguma ansiedade que dificultou a concentração e, a dada altura, comecei a perder o esquema táctico", afirmou a tenista portuguesa, visivelmente aborrecida com a derrota. 
 
Neuza Silva, que falava em conferência de imprensa após o encontro com Benesova, finalista em 2008, lembrou que a checa "não é uma jogadora qualquer" e referiu que lutou "desde o início ao fim". 
 
"Sabia que a primeira ronda ia ser difícil. Se tivesse ganho, certamente ficaria com uma confiança muito alta. Estou chateada, mas depois de tomar banho isto passa", acrescentou a tenista lusa, em dia de 26 aniversário.
 
Por seu lado, Benesova destacou o "bom jogo" da campeã de Portugal e revelou que teve que "elevar o nível de agressividade" quando estava a perder por 4-1, no derradeiro parcial. 
 
"Estive perto da eliminação. Ela (Neuza Silva) jogou muito bem. Foi o melhor jogo que fez das vezes que nos defrontámos. Tive que ser muito agressiva", disse. 
 
De fora do Estoril Open ficaram igualmente Gastão Elias e Leonardo Tavares, que falharam o quadro principal, depois de terem sido derrotados pelo brasileiro Ricardo Hocevar e o norte-americano Ryan Sweeting, respectivamente. 
 
"Tomei algumas más opções, às vezes opções de júnior, e acabei por pagar caro. Tenho que ser mais agressivo e controlar melhor os pontos", referiu Gastão Elias. 
 
Apesar da eliminação, Leonardo Tavares mostrou-se "contente" com a sua exibição, apesar de ter cometido "alguns erros" do terceiro "set". 
 
"Entrei mal e tive alguma dificuldade na resposta. Tentei fazer o meu melhor. Perdi, mas estou contente pela forma como joguei", afirmou o português.
 
Com a eliminação de Leonardo Tavares e Gastão Elias, na última ronda do "qualifying", a participação lusa no quadro principal de singulares fica limitada a Frederico Gil (entrada directa) e Rui Machado ("wild card").
 
PUB