Coric supera Tsitsipas e ganha em Cincinnati

por Mário Aleixo - RTP
Borna Coric venceu o Masters 1.000 de Cincinnati D.R.

O tenista croata Borna Coric, 152.º do ranking mundial, surpreendeu o grego Stefanos Tsitsipas, número sete da hierarquia, na final do Masters 1.000 de Cincinnati, no Estados Unidos, vencendo em dois "sets".

Coric venceu pelos parciais de 7-6 (7-0) e 6-2, num encontro que durou uma hora e 58 minutos, impondo-se, na mesma semana, a dois atuais "top-10", como são os casos de Rafael Nadal, terceiro colocado, e Tsitsipas.

É o terceiro - e o mais bem cotado - torneio que vence no circuito ATP, depois de uma prova 250 e outra 500, e o primeiro desde 2018, conseguindo a segunda vitória contra Tsitsipas, contra um triunfo do grego.

O croata de 25 anos, que prossegue a recuperação de uma cirurgia num ombro, em 2021, que o viu ‘cair’ na hierarquia mundial do ténis masculino, selou o maior triunfo da carreira, a poucos dias do US Open, último ‘Grand Slam’ da carreira e aquele em que se dá melhor, tendo ido aos quartos de final em 2020.

Por seu lado, Tsitsipas, de 24 anos, falhou a conquista do 10.º título da carreira, e o terceiro na categoria 1.000, a caminho do "Grand Slam" em que tem os piores resultados, nunca tendo avançado mais do que a terceira ronda.

Caroline Garcia vence prova feminina

Na final feminina, a francesa Caroline Garcia, 35.ª no ranking WTA, tornou-se a primeira mulher a vencer um torneio da categoria 1.000 em que entrou ainda no "qualifying", culminando hessa ‘maratona frente à checa Petra Kvitova.

Mais cotada e com um maior palmarés, incluindo duas vitórias em Wimbledon, Kvitova era vista como favorita mas também no feminino a final de Cincinnati trouxe surpresa, com Garcia a superar a 28.ª jogadora mundial por 6-2 e 6-4.

Aos 28 anos, é o terceiro torneio desta categoria para Garcia, e o 10.º da carreira, apresentando-se no topo da forma em 2022 e, sobretudo, no verão, com 26 vitórias desde junho, o melhor registo mundial, a oito dias do US Open.

Croata sobe 123 lugares no ranking ATP

Borna Coric protagonizou uma subida de 123 postos na hierarquia mundial para 29.º, enquanto o russo Daniil Medvedev segue no topo.

Coric, de 25 anos e regressado ao circuito após longa ausência por lesão, conquistara o seu segundo título há quatro anos, na relva alemã de Halle, diante do suíço Roger Federer, e bateu agora o grego Stefanos Tsitsipas na final em piso rápido do torneio norte-americano.

Até chegar à final, o croata já tinha surpreendido outros dois tenistas do "top-10" em Cincinnati: o canadiano Auger-Aliassime, nos quartos de final, e o espanhol Rafael Nadal, na segunda ronda.

Tsitsipas, mesmo derrotado, subiu duas posições no ranking ATP, para quinto, à frente do sérvio Novak Djokovic, sexto, ao passo que os espanhóis Nadal e Carlos Alcaraz permanecem na terceira e quarta posições, respetivamente, atrás do alemão Alexander Zverev, segundo.

O português João Sousa manteve-se no 59.º lugar da lista e Nuno Borges caiu duas posições para 105.º, sendo Gastão Elias o terceiro melhor luso, embora cedendo quatro lugares para 199.º.

No setor feminino, a ordem ficou inalterada, com a polaca Iga Swiatek a liderar à frente da estónia Anett Kontaveit e da grega Maria Sakkari, respetivamente segunda e terceira.

A melhor portuguesa é Francisca Jorge, que surge na 308.ª posição da hierarquia mundial.



PUB