Os jornalistas Mário Zambujal e Fernando Correia foram distinguidos com o prémio "Mérito Desportivo-Alto Prestígio" da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), que premiou também Rui Costa, Jéssica Augusto e a dupla Fernando Pimenta e Emanuel Silva.
Também Fernando Correia, radialista, conhecido pelos seus relatos desportivos, recebeu o prémio "Mérito Desportivo-Alto Prestígio", assim como a cadeia de televisão RTP e o Clube Nacional da Imprensa Desportiva (CNID).
Na categoria "Atleta masculino", o ciclista Rui Costa, vencedor da Volta à Suíça e nono classificado do ranking da União Ciclista Internacional (UCI), bateu a concorrência de Cristiano Ronaldo (Futebol), Fernando Pimenta (Canoagem), Lenine Cunha (Desporto para pessoas com deficiência/Atletismo) e Marcos Freitas (Ténis de Mesa).
Jéssica Augusto, sétima classificada da maratona em Londres2012, foi eleita a "Atleta feminina" ao somar mais votos do que Inês Fernandes (Desporto para pessoas com deficiência/Atletismo), Luciana Diniz (Equestre), Telma Monteiro (Judo) e Teresa Portela (Canoagem).
A revelação que mereceu a distinção na categoria de "Jovem Promessa" foi Emanuel Gonçalves (Desporto para pessoas com deficiência/Natação), que "derrotou" Diogo Lopes (Canoagem), Miguel Oliveira (Motociclismo), Patrícia Mamona (Atletismo) e Rui Silva (Andebol).
Entre os treinadores, a escolha dos votantes recaiu em Ryszard Hoppe, selecionador de canoagem. Nomeados estavam também António Jourdan (Triatlo), Luís Marta (Desporto para pessoas com deficiência/Boccia), Markus Joanes Emke (Remo) e Paulo Bento (Futebol).
O prémio de "Equipa" do ano foi para o Fernando Pimenta e Emanuel Silva, os medalhados de prata do K2 1.000 metros dos Jogos Olímpicos de Londres, escolhidos em detrimento da dupla de remadores Pedro Fraga e Nuno Mendes, dos Pares BC3 (Desporto para pessoas com deficiência/Boccia), da seleção de futebol e da seleção masculina de ténis de mesa.