Colin Stüssi. "Estrela maior" na meta do Observatório de Vila Nova

por Marcos Celso - RTP
EPA: NUNO VEIGA

Na primeira etapa da corrida há um novo camisola amarela. Na primeira etapa em linha da 85.ª Volta a Portugal em bicicleta, o suíço Colin Stüssi (Vorarlberg), vencedor da edição de 2023, foi o melhor a percorrer os 158,2 quilómetros iniciados no Velódromo Nacional, em Sangalhos, e com chegada na subida ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo.

A subida ao Observatório de Vila Nova foi um teste, esta quinta-feira, aos candidatos à vitória na geral final da 85.ª Volta a Portugal.

Um dia depois de Rafael Reis (Sabgal-Anicolor) conquistar a primeira camisola amarela da prova, no prólogo de 5,5 quilómetros em Águeda, Colin Stüssi abanou a etapa com uma fuga na inclinada subida ao Observatório de Vila Nova, em Miranda do Corvo. 

O suíço atacou na última subida do dia e chegou isolado à meta, com o tempo de 04:15.20 horas, enquanto António Carvalho (ABTF-Feirense) foi segundo, a 28 segundos, e Luís Fernandes (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) terceiro, a 41 segundos.

O ciclista suíço assumiu também a liderança da classificação geral, com 32 segundos de vantagem para António Carvalho e 58 segundos sobre Luís Fernandes.

Foi uma subida de primeira categoria no final. A subida de 9,9 quilómetros até à meta, com pendente média de 8,2%, fez diferenças significativas entre os favoritos.
Este foi o primeiro de três dias duros até ao descanso, na segunda-feira, uma vez que no sábado é disputada a etapa rainha, com a subida à Torre, e no domingo está prevista uma complicada chegada à Guarda.

Na sexta-feira, o pelotão sai de Santarém para a segunda etapa, que termina 164,5 quilómetros depois em Marvila, Lisboa, com uma chegada provavelmente a ser decidida ao sprint.
PUB