A norte-americana Coco Gauff conquistou hoje o seu segundo triunfo da carreira frente à polaca Iga Swiatek para assegurar a passagem às meias-finais das WTA Finals, prova disputada pelas oito melhores tenistas da temporada, em Riade.
Apesar de ter registado 33 erros não forçados, 11 dos quais duplas faltas, Coco Gauff, de 20 anos, conseguiu bater Swiatek pela primeira vez desde o WTA 1.000 de Cincinnati de 2023, somando o sexto triunfo consecutivo na fase de Grupos das WTA Finals.
Depois de ultrapassar, no duelo de abertura, a compatriota Jessica Pegula e depois a tenista polaca, campeã de Roland Garros, Gauff vai defrontar a checa Barbora Krejcikova, no encontro que definirá a líder e a segunda classificada do Grupo Laranja.
Tendo em conta o triunfo de hoje da campeã de Wimbledon diante de Pegula, por duplo 6-3, a segunda vaga nas meias-finais em Riade está dependente do desfecho dos derradeiros embates do grupo, discutidos entre Krejcikova e Gauff e Swiatek e a norte-americana, sexta tenista do mundo.
Já definida ficou hoje a liderança do ranking mundial, que, após a derrota da polaca frente a Gauff, ficou entregue à bielorrussa Aryna Sabalenka, campeã do Open da Austrália, do WTA 1.000 de Cincinnati, do Open dos Estados Unidos e do WTA 1.000 Wuhan, que terminará a época como número mundial.