Candidatura de Domingos Castro à Federação Portuguesa de Atletismo foi rejeitada
A Mesa da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) anunciou hoje ter rejeitado a lista liderada por Domingos Castro, ao mesmo tempo que aceitou as listas encabeçadas por Fernando Tavares e Paulo Bernardo.
O dia para a eleição do sucessor de Jorge Vieira na presidência da FPA é 12 de outubro, ficando na `corrida` apenas os atuais vice-presidentes Fernando Tavares (Lista C) e Paulo Bernardo (Lista A), enquanto o antigo atleta e empresário Domingos Castro (Lista B) não irá a votos.
Segundo a Mesa da Assembleia Geral, a Lista B fica impedida de concorrer ao quadriénio 2025-2028 por violação do artigo 10.º do Regulamento Eleitoral, que refere, nomeadamente, que é motivo para rejeição a apresentação fora de prazo e o não suprimento de irregularidades verificadas na apresentação das listas, notificadas por escrito ao respetivo mandatário, com vista ao seu suprimento no prazo máximo de três dias.
Jorge Vieira, que antes de presidir à FPA foi diretor técnico nacional e coordenador do Centro de Alto Rendimento do Jamor, cumpre no atual ciclo olímpico o seu terceiro e último mandato, após ter derrotado por duas vezes António de Carvalho Nobre, em 2016 e em 2020, e Leonel Carvalho, em 2012, quando sucedeu a Fernando Mota, que presidiu à direção da FPA durante 20 anos.
Paulo Bernardo, vice-presidente da FPA, antigo recordista nacional do disco, foi o primeiro a avançar para a sucessão. Encabeça uma lista com Diogo Antunes, Fernando Fernandes, Hugo Pacheco, Lara Almeida Leal e Policarpo Gouveia como vice-presidentes, Joaquim Machado como cabeça de lista à MAG, assim como Andreia Martins, Artur Flamínio, Maria de Magalhães e Nuno Tavares nos conselhos de arbitragem, disciplina, justiça e fiscal, respetivamente.
Fernando Tavares, de 61 anos e também vice-presidente da FPA, desde 2017, nos últimos dois mantados de Vieira, foi o terceiro candidato a apresentar formalmente a candidatura à presidência do organismo que rege o atletismo em Portugal.
Lidera uma lista com Rui Vieira, vogal da comissão executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP), como um dos candidatos a `vice`, e José Gião Falcato à MAG. No elenco, Pedro Tomás (Conselho Fiscal), Ivone Apura (Conselho de Disciplina), Pedro Conceição (Conselho de Justiça) e Elsa Gonçalves (Conselho de Arbitragem) são os candidatos à presidência dos restantes órgãos sociais.
Com Domingos Castro estavam Paulo Guerra e Carlos Paula Cardoso, candidatos a vice-presidente e a líder da Mesa de Assembleia Geral, respetivamente, além do mandatário Luís Alves Monteiro, presidente da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP).
Na lista do antigo atleta constavam os nomes de José Eduardo (Conselho Fiscal), Paulo Duarte (Conselho de Disciplina), Francisco Coimbra (Conselho de Justiça) e João Coelho (Conselho de Arbitragem) como os candidatos à presidência dos restantes órgãos sociais.