Borges conquista Bastad perante Nadal

por RTP

À primeira tentativa, o tenista Nuno Borges estreou-se em vitórias em torneios ATP e logo contra uma lenda viva da modalidade. Na final de Bastad, na Suécia, o português derrotou o espanhol Rafael Nadal em dois sets, conquistados de forma clara.

Ao fim de uma hora e 27 minutos, o maiato pôde festejar o seu primeiro grande título no circuito mundial, tornando-se somente no segundo tenista português a consegui-lo, depois de João Sousa erguer três troféus ATP, em Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e Estoril Open (2018).

Borges, número um nacional e 51.º do ranking ATP, bateu o campeoníssimo tenista maiorquino, vencedor de 22 títulos do Grand Slam e atual 261.º do mundo, em dois sets, com 6-3 e 6-2, e nada melhor do que fazê-lo num piso que o adversário domina desde os primórdios.

Contudo, português não se atemorizou perante o rei da terra batida e entrou logo no primeiro parcial a vencer por 2-0, conseguindo, desde logo, quebrar o serviço de Nadal, de 38 anos.

De resto, esta foi uma constante nos quatro jogos seguintes, com muitas falhas de ambos os tenistas a valerem consecutivas quebras de serviço de um e de outro, até que Borges não desperdiçou o seu jogo de serviço e fez 5-2, antes de consumar o triunfo no set com um 6-3.

O equilíbrio foi imperando no segundo parcial, mesmo com o tenista luso a praticamente despachar o espanhol no segundo jogo, acabando por ganhar vantagem no quinto, quando quebrou o serviço do maiorquino e colocou-se em posição dominante.

A partir desse momento, Nadal não mais recuperou para equilibrar o duelo e Nuno Borges triunfou nos três jogos seguintes – um deles com nova quebra de serviço – para fechar em 6-2 o segundo set e consumar a sua primeira vitória num ATP.

Luís Montenegro rejubila com "vitória imperial"

O primeiro-ministro felicitou Nuno Borges pela “imperial vitória face ao mítico” Rafael Nadal, considerando que é “mais uma demonstração” da qualidade do desporto nacional.

“Assisti à transmissão televisiva da imperial vitória de Nuno Borges face ao mítico Rafael Nadal, conquistando o seu primeiro Torneio ATP em ténis. Um orgulho e mais uma demonstração da qualidade do nosso desporto. Parabéns, Nuno Borges!”, escreveu Luís Montenegro, numa publicação na rede social X.

João Sousa "muito orgulhoso"

Recentemente retirado do ténis, João Sousa também saudou a vitória de Nuno Borges, qualificando-a de “grande notícia”.

“Acho que é um dia feliz para o Nuno e um dia feliz para o ténis português. Fico contente pelo Nuno ter alcançado este título ATP. Para ele obviamente significa muito e nós portugueses estamos muito orgulhosos por isso e por ver que o ténis nacional vem evoluindo e que o Nuno tem alcançado grandes feitos. É uma grande notícia este título do Nuno”, sintetizou o ex-tenista vimaranense.

(Com Lusa)
PUB