Em direto
Incêndios em Portugal. A situação ao minuto

Atletismo Europeus. Portugal avança com ambição

por Mário Aleixo - RTP
Pichardo é a principal figura da equipa portuguesa nos Europeus de pista coberta EPA

Os recordes pessoais são o principal objetivo de muitos dos 22 portugueses em ação nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, de quinta-feira a domingo, em Istambul, na Turquia.

Com 22 atletas, Portugal apresenta a maior delegação de sempre a Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta, nesta 37.ª edição.

A maior delegação de sempre de atletas portugueses em Campeonatos Europeus de atletismo em pista coberta pode também ser a mais bem-sucedida, na edição que começa na quinta-feira e se prolonga até domingo, em Istambul.

A comitiva integra mais quatro atletas do que em Viena2002, e os triplistas Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona e a pesista Auriol Dongmo têm tudo para repetir o ouro de 2021 em Torun, na Polónia.

Mas há mais portugueses que apontam para um lugar entre os finalistas na Atakoy Arena, nomeadamente Arialis Gandulla, Jéssica Inchude, Isaac Nader e Marta Pen.

Pichardo é mesmo uma das grandes figuras dos Campeonatos, a par dos noruegueses Jakob Ingebrigtsen e Karsten Warholm, depois da renúncia do sueco Armand Duplantis, o "rei" da vara, que no último sábado voltou a bater o recorde mundial (6,22 metros).

Há dois anos, em Torun, Pichardo conquistou a primeira medalha como português, já depois de excelentes sucessos como cubano. Chega como campeão olímpico, mundial e europeu e sem rivais à altura, nesta fase do ano.

Bastaram os 17,12 metros com que venceu no Nacional de Clubes, na única vez que saltou esta época, para liderar a lista de 18 inscritos.

PUB