O vice-campeão do mundo sub-23 António Morgado (UAE Emirates) vai liderar a seleção portuguesa na Volta a França do Futuro, corrida mais importante do calendário deste escalão, que arranca no domingo, anunciou a Federação Portuguesa de Ciclismo.
Mais tarde, em 21 de abril, venceu o Giro della Romagna, seis dias antes de novo triunfo, na Volta às Astúrias, confirmando o ascendente.
A convocatória do selecionador José Poeira inclui ainda Daniel Lima (Israel Cycling Academy), Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco), João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) e Lucas Lopes (Supermercados Froiz).
O eixo da equipa já tinha participado na edição transata, com Daniel Lima e João Martins em estreia, e a equipa vai dividir-se, segundo José Poeira, entre a ambição de “tentar construir o melhor lugar possível na classificação geral” e a vontade de “discutir também algumas etapas”.
“Nestas idades, o mais importante é darmos oportunidade aos corredores de competirem nas provas mais importantes do escalão. Mas vamos correr com ciclistas com qualidade e provas dadas”, declarou o técnico, citado pela Federação Portuguesa de Ciclismo.
Sem contrarrelógio por equipas, a prova arranca no domingo com um prólogo, em Sarrebourg, terá duas etapas mais orientadas para discussões ao sprint, em pelotão ou grupos restritos, e a alta montanha em jogo da terceira etapa em diante.
Serão quatro etapas de alta montanha, incluindo o Col de l’Iseran, o Cole dele Finestre, em que termina a prova, e outras subidas nos Alpes, com um final italiano para a corrida.
A 62.ª edição do Tour de l’Avenir vai ser disputada entre domingo e 24 de agosto.