Antiga capitã nacional Cristina Pereira morre aos 41 anos
A ex-capitã da selecção portuguesa de voleibol e atleta olímpica em Sidnei2000, Cristina Pereira, morreu vítima de cancro, aos 41 anos, anunciou hoje a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).
Nascida no seio de uma família ligada ao voleibol, tanto o pai, Joaquim Nunes Pereira, como a mãe, Maria Emília, foram atletas destacados, tendo Cristina Pereira se destacado nas duas vertentes da modalidade, pavilhão e praia.
Como jogadora, além de ter sido capitã da selecção nacional, Cristina Pereira coleccionou 10 títulos nacionais, entre campeonatos, taças e supertaças, nos escalões de iniciados e de seniores.
Cristina Pereira, que envergou as camisolas do Leixões, Castelo da Maia e Boavista, distinguiu-se ainda no voleibol de praia, constituindo com Maria José Schuller a mais cotada dupla feminina lusa.
A dupla Maria José Schuller/Cristina Pereira conquistou seis títulos de campeã nacional, entre 1994 e 2000, tendo conseguido, entre outros resultados relevantes, o nono lugar nos Jogos Olímpicos de Sidnei e o quarto no Open
de Dalian, na China, ambos em 2000.
Pela dedicação ao voleibol, Cristina Pereira foi galardoada com o Prémio Osório, em 2000, que constitui a mais alta distinção atribuída pela FPV, e com o título de Sócio Honorário pela Associação de Voleibol do Porto (AVP).
A FPV anunciou que será cumprido um minuto de silêncio em memória de Cristina Pereira nos jogos da Divisão A1, masculinos e femininos, e informa que o funeral decorrerá sábado, pelas 10:00, na Igreja de São Mamede Infesta.