Alberto Contador apanhado em análise positiva

por RTP
O ciclista espanhol pode perder a Volta a França deste ano Getty Images

O espanhol Alberto Contador foi suspenso preventivamente após o resultado anormal do seu controlo antidoping na Volta da França que ganhou, anunciou a União ciclista internacional (UCI).

A UCI confirmou a presença de vestígios mínimos de clenbuterol, uma substância proibida, numa amostra retirada a 21 de Julho, no segundo dia de descanso da Volta a França.

A federação internacional acrescentou que pretende efectuar, em concertação com a agência mundial de antidoping (AMA), "investigações científicas complementares antes de poder ser retirada qualquer conclusão".

"A concentração encontrada pelo laboratório foi considerada "em 50 picogramas (ou 0,000 000 000 05 gramas por ml), ou seja 400 vezes menos que a concentração que os laboratórios antidoping acreditados pelo AMA devem poder detectar", precisou a UCI.

O espanhol admite ter acusado clembuterol num controlo antidoping durante a última Volta a França em bicicleta, que venceu, justificando que esta análise pode ter sido provocada por uma "contaminação alimentar".

O ciclista, vencedor do Tour em 2007, 2009 e 2010, vai promover hoje uma conferência de imprensa para explicar a situação, decorrente da análise feita na véspera da subida ao Tourmalet.

Com efeitos semelhantes "a efedrina e ao salbutamol, o clembuterol é uma substância proibida pela Agência Mundial Antidopagem (WADA), que a considera um estimulante com propriedades androgínicas.

Em comunicado, o empresário de Contador disse que este foi informado da análise anómala a 24 de Agosto, altura em que o ciclista apresentou uma contaminação alimentar como "a única possível explicação" para o sucedido.

Entretanto, Contador, que também já venceu o Giro e a Vuelta, em 2008, antecipou as férias devido a uma queda e anunciou a transferência da equipa cazaque Astana para a Saxo Bank.

O espanhol venceu pela terceira vez o Tour deixando o "rival" luxemburguês Andy Schleck, a 39 segundos.

Caso seja desclassificado, Contador torna-se no segundo ciclista na história da prova francesa a perder o título por doping, depois da penalização imposta ao norte-americano Floyd Landis, em 2006.

Um dos últimos casos com clembuterol levou à suspensão de dois anos do ciclista chinês Fuyu Li, da RadioSchack, a 22 de Abril.

C/Lusa


PUB