O português Camilo Abdula, ex-campeão do mundo de stand 1, assegurou a passagem à final do Mundial de surf adaptado, na Califórnia, fase em que está também Marta Paço, que defende o título mundial em VI 1.
Para tal, a jovem surfista de Viana do Castelo ultrapassou a espanhola Carmen Lopez e as francesas Valentina Moskoteoc e Juliette Mas.
No terceiro dia do Mundial, Portugal perdeu o terceiro elemento da comitiva, Afonso Faria, que caiu na ronda três da competição de prone 2, batido pelo colombiano Freddy Marimon, pelo norte-americano Jesse Billauer e pelo espanhol Angel Curiel, e sai da Califórnia com o nono lugar.
"Um dia marcante para nós, com o Camilo (Abdula) a juntar-se à Marta (Paço) nas finais, mas com o sabor agridoce da eliminação do Afonso Faria. No entanto, tenho de elogiar este jovem pelo seu espírito e alegria que traz à equipa e assinalar a evolução que teve desde o ano passado. Seguramente veremos muito mais do Afonso nestes palcos", realçou João Aranha, presidente da Federação Portuguesa de Surf.
O Mundial de surf adaptado decorre até sábado em Huntington Beach, na Califórnia, Estados Unidos.