O presidente da Ucrânia sustentou nas últimas horas que os "defensores" ucranianos "executam com muito cuidado e bravura as tarefas que lhes são impostas", encontrando-se agora a controlar a "situação da linha da frente". "A iniciativa pertence à Ucrânia", afirmou mesmo Volodymyr Zelensky.
"A situação na linha de frente mostra claramente que a iniciativa pertence à Ucrânia", escreveu o presidente ucraniano na platagorma de mensagens Telegram.
Recorde-se que a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, está a participar na 77ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.
My visit to 🇺🇸 for the 77th session of #UNGA began in a special way. Together with first ladies of Poland and Lithuania – Agatha Kornhauser-Duda and Diana Nausediene – created our own "Lublin Triangle" format. Developing cooperation and joint humanitarian projects supporting 🇺🇦. pic.twitter.com/DwG0XwrCcr
— Олена Зеленська (@ZelenskaUA) September 20, 2022
A Assembleia Geral das Nações Unidas vai prolongar-se até à próxima segunda-feira, contando com as participações de dezenas de chefes de Estado e de Governo, entre os quais o primeiro-ministro, António Costa.
A 77ª sessão é a primeira desde o início da invasão russa da Ucrânia, em fevereiro, e a primeira em formato presencial desde o advento da pandemia da covid-19.
Esta Assembleia Geral da ONU é subordinada ao tema Um momento divisor de águas: soluções transformadoras para desafios interligados. O foco incide sobre a guerra na Ucrânia e as crises alimentar, climática e energética.
c/ agências