Zelensky confirma presença de tropas ucranianas na região russa de Belgorod
O presidente ucraniano confirmou, pela primeira vez, a presença de soldados ucranianos em Belgorod, região russa que faz fronteira com Kursk e onde Moscovo tem reportado ataques desde o último mês. Só na última noite, as forças russas dizem ter destruído 23 drones ucranianos nestas zonas fronteiriças.
"Continuamos a conduzir operações ativas em zonas fronteiriças, em território inimigo, e isso é totalmente justificado", acrescentou. “A guerra deve retornar a de onde veio”.
“O principal objetivo”, nas palavras do líder ucraniano, é proteger as regiões de fronteira de Sumy e Kharkiv, na Ucrânia, e “aliviar a pressão” em outras partes da vasta linha da frente, particularmente na região oriental de Donetsk.
Esta é a primeira vez que Zelensky menciona claramente a presença militar ucraniana na região de Belgorod, alvo de múltiplas incursões armadas e bombardeamentos nos últimos três anos. As autoridades russas já tinham reportado ataques terrestres ucranianos nessa região em março, numa altura em que as forças de Kiev recuavam na região vizinha de Kursk.
Em conferência de imprensa, a 18 de março, Zelensky confirmou indiretamente que havia tropas ucranianas na zona, mas não especificando.
"Há uma operação lá", disse o presidente ucraniano, quando questionado por jornalistas sobre uma declaração do Ministério russo da Defesa que denunciava que as forças ucranianas tentaram, sem sucesso, entrar na parte ocidental da região de Belgorod.
No mês passado, Moscovo relatou mesmo tentativas ucranianas de cruzar a região de Belgorod, mas referia que tais ataques teriam sido repelidos. Belgorod é regularmente alvo de ataques aéreos ucranianos e fica perto da região de Kursk, onde as forças ucranianas têm tentado desesperadamente manter o território desde o lançamento de uma incursão surpresa no ano passado.
As unidades de defesa aérea da Rússia intercetaram e destruíram 23 drones ucranianos, durante a madrugada desta terça-feira, nas regiões de Kursk e Belgorod.
De acordo com o blogue militar DeeptState, próximo do Exército ucraniano, as tropas de Kiev controlam apenas uma pequena área de 13 quilómetros quadrados na região de Belgorod, em redor da aldeia fronteiriça de Demidovka.
Acredita-se que esta operação de Kiev em Belgorod seja numa escala muito menor em comparação às atividade em Kursk, onde as autiridades ucranianas assumiram controlo de várias localidades, incluindo a cidade regional de Sudzha.
Zelensky e os principais comandantes ucranianos têm dito repetidamente que tais incursões forçaram Moscovo a redistribuir tropas da região de Donetsk, onde as tropas russas têm feito avanços constantes, embora lentos, nos últimos meses.