Em direto
Guerra na Ucrânia. A evolução do conflito ao minuto

Xi Jinping dá "significado estratégico" à relação com Irão

por Lusa
XI Jinping revelou estar ao lado do Irão EPA

O presidente da China disse que Pequim vai desenvolver "sem hesitação" uma "cooperação amigável com o Irão", independentemente da "evolução da situação internacional", sublinhando o "significado estratégico" da relação bilateral, indicou hoje a diplomacia chinesa.

Xi Jinping e Masud Pezeshkian reuniram-se na quarta-feira à margem da cimeira dos BRICS, a decorrer na cidade russa de Kazan, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em comunicado.

O presidente chinês sublinhou que as relações entre os dois países adquiriram um "significado estratégico" no meio de "transformações globais aceleradas", acrescentou.

"A China reafirma o apoio ao Irão na defesa da soberania e segurança, bem como no desenvolvimento económico e social", disse o líder chinês, num período de tensão entre Teerão e Israel.

Xi acrescentou que a China está "profundamente preocupada com a atual situação no Médio Oriente", referindo que "conseguir um cessar-fogo em Gaza é a chave para aliviar as tensões na região".

"A comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para instar as partes relevantes a aplicar seriamente as resoluções do Conselho de Segurança da ONU para evitar nova escalada", afirmou Xi.

As duas nações comprometeram-se a trabalhar em conjunto com base no "respeito pelas normas internacionais, na salvaguarda dos seus direitos legítimos e no reforço da cooperação em vários domínios", lê-se na mesma nota.

 

Tópicos
PUB