Vulcão faz cancelar voos por toda a Europa

por António Carneiro, RTP
Fotografia aérea da núvem de cinzas resultante da erupção vulcânica junto ao cume do glaciar de Eyjafjallajokull na Islândia tirada a 14 April 2010. Arni Saeberg,Guarda Costeira Islandesa,EPA

Nuvens de cinza, expelidas por um vulcão na Islândia, lançaram o caos no tráfego aéreo europeu e provocaram o cancelamento de voos nos aeroportos de todo o Mundo. Grã-Bretanha, Irlanda e os Países Nórdicos encerraram os seus espaços aéreos em parte ou na totalidade, deixando retidos no solo milhares de passageiros.

A TAP cancelou esta manhã todos os voos para Inglaterra, devido ao encerramento dos aeroportos naquele país, motivado pela erupção na Islândia. "A TAP só conseguiu realizar um voo hoje de manhã, mas já cancelou cinco voos Lisboa-Londres, mais dois com ligação Porto-Londres e outro Funchal-Londres, indicou à agencia Lusa fonte oficial da companhia aérea. Ao principio da tarde, o aeroporto de Faro tinha já registado o cancelamento de 28 voos provenientes da Irlanda e do Reino Unido. Igual destino tiveram outros 31 voos que deveriam ter levantado voo com destino áqueles países.

No que respeita aos Paises Nórdicos a TAP já tinha, esta manhã, cancelado dois voos, um para Estocolmo e outro para Copenhaga, por causa da nuvem de cinzas. A transportadora aérea nacional aguarda agora por mais informações para saber se terá de proceder, por razões de segurança, ao cancelamento de mais voos com destino a aeroportos da Noruega e da Suécia.

Na Dinamarca, Finlândia e Países Baixos o cenário é semelhante e na Bélgica, o aeroporto de Bruxelas cancelou todas as partidas de voos, antecipando a chegada da nuvem de cinzas vulcânicas ao território belga.

Perturbações podem durar dois dias

O vulcão, no glaciar Eyjafjllajokkul , no sul da Islândia, registou na quarta-feira a segunda erupção em menos de um mês. Os ventos estão a empurrar para sul e para leste a nuvem de cinzas.

A Autoridade da Aviação Civil Britânica anunciou que todos os voos seriam suspensos, pelo menos até à uma da manhã e a Irlanda tomou idêntica decisão que deve vigorar pelo menos por oito horas.

John Strickland, um especialista em transportes aéreos citado pela BBC, estima que "ninguém sabe quanto tempo vai durar a situação, mas mesmo que tudo se resolva rapidamente, vai demorar bastante tempo até que as companhias aéreas se recomponham".

Uma porta-voz do "Eurocontrol", o organismo europeu encarregue da segurança aérea, disse ao final da tarde que "as perturbações nos céus da Europa poderão demorar dois dias", mas "isso dependerá da forma como a nuvem de cinzas vulcânicas vier a evoluir".

A porta voz, Kyla Evens, calcula que "4.000 a 5.000 voos possam vir a ser afectados no prazo de 24 horas até à próxima meia noite", adiantando ainda que "a Europa regista habitualmente 28.000 voos diários.

Aviões comerciais transformam-se em planadores

Um piloto português explicou à agência Lusa os motivos por detrás do alarme. 

José Cruz dos Santos , comandante, vice-presidente da Associação de Pilotos Portugueses e responsável pela área de segurança desta entidade diz que o "encontro" com uma nuvem de cinzas vulcânicas pode desligar os motores de um avião comercial. "Ao entrar nos motores, a cinza entra nas câmaras de combustão e, devido à temperatura muito elevada, volta a derreter e agrega-se às câmaras de combustão, impedindo a passagem de ar" e consequentemente para o motor. 

"Se os pilotos não saírem rapidamente de dentro dessa nuvem, não conseguirão reactivar os motores e o avião fica um planador", ilustrou José Cruz dos Santos, adiantando que as finas poeiras vulcânicas provocam ainda danos nos sistemas de pressurização e tanques de combustível da aeronave.


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