Visita a Belgrado cancelada. Vizinhos da Sérvia fecham espaços aéreos a Lavrov
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros cancelou a visita que planeava fazer esta segunda-feira à Sérvia, depois de as autoridades de Bulgária, Macedónia do Norte e Montenegro terem vedado os respetivos espaços aéreos ao avião de Sergei Lavrov. Moscovo resume o incidente como “mais um canal de comunicação fechado”.
Fonte do Ministério russo dos Negócios Estrangeiros, citada pela agência Interfax, lançou mão da ironia face às decisões dos países vizinhos da Sérvia: “A nossa diplomacia ainda não consegue dominar a teleportação”.
Sérvios e russos mantêm relações próximas – baseadas em laços históricos e culturais. Moscovo tem sido, por exemplo, o esteio de Belgrado no seio do Conselho de Segurança das Nações Unidas, ao bloquear o completo reconhecimento da independência do Kosovo.
Os laços são também comerciais. A economia sérvia é completamente dependente do petróleo e do gás russos, pelo que se tem demarcado das sanções ocidentais contra o país de Vladimir Putin.
A invasão russa da Ucrânia levou a União Europeia a fechar os céus a companhias aéreas da Rússia.
Reeleito para um segundo mandato em abril, o presidente sérvio acusou a Ucrânia e um país-membro da União Europeia, que se escusou a nomear, de terem orquestrado um conjunto de falsas ameaças de bomba contra aviões da companhia Air Serbia. Acusação que Kiev classificou de “sem fundamento”.
Vučić surge assim como o rosto de um país dividido entre a candidatura à UE e a tradicional aliança com Moscovo. Em maio, o presidente sérvio acertou com Vladimir Putin a continuação do abastecimento de gás natural russo à Sérvia.
c/ agências
Tópicos
Guerra
,
Invasão
,
Ucrânia
,
Rússia
,
Sérvia
,
Belgrado
,
Visita
,
Espaço aéreo
,
Ministro
,
Negócios Estrangeiros
,
Sergei Lavrov