Vila Nova elege pacificação social como uma das tarefas principais do mandato

por Lusa

 O candidato às presidenciais são-tomenses Carlos Vila Nova, que reivindicou vitória na segunda volta realizada este domingo, identificou hoje a pacificação social como "uma das principais tarefas".

"Com o anúncio dos resultados preliminares, eu venci estas eleições de uma forma clara e este resultado permite-me considerar-me como Presidente eleito", afirmou, recebendo aplausos de dezenas de apoiantes que se concentraram na sede de campanha, na noite de domingo para hoje, em Santarém, arredores da capital são-tomense.

A candidatura de Carlos Vila Nova reivindicou vitória na segunda volta das presidenciais, apontando um resultado de 57,79% dos votos, com base nos editais das mesas de voto, mas a Comissão Eleitoral Nacional não divulgou ainda os dados provisórios da votação de domingo.

"Eu considero uma das principais tarefas do Presidente eleito; ao ser empossado Presidente da República de São Tomé e Príncipe, terei pela frente a pacificação da sociedade são-tomense, que se encontra fraturada", declarou.

"Nos últimos anos lamentavelmente temos vivido uma política de ódio, de perseguição, de separação e de exclusão. E eu sempre disse que é preciso combater esses males. Esses males são os meus inimigos", disse o candidato, apoiado pela Ação Democrática Independente (ADI, oposição).

Questionado se já falou com Posser da Costa, disse que não, mas adiantou que tem recebido "muitas felicitações de muitos quadrantes políticos internamente e também alguns internacionais".

 "Eu não tenho adversários que possa considerar inimigos. Eles todos, para mim, são elementos saudáveis na construção do meu país. Teremos, sempre que necessário, razões de diálogo, um diálogo positivo para nós ultrapassarmos as questões sejam elas quais forem para o bem de São Tomé e Príncipe", acrescentou.

Vila Nova comprometeu-se a não dar lugar, na sua magistratura, a "esses males, que sejam de motivação política ou de outra".

"Tudo farei para ter o meu povo cada vez mais unido pacificado e uma sociedade inclusiva", salientou.

Na declaração, agradeceu aos são-tomenses "pelo civismo e pela forma ordeira como participaram neste ato eleitoral" e "pela confiança que depositaram" na sua candidatura.

"Aguardaremos com serenidade necessária para vermos os desenvolvimentos nos próximos dias até à confirmação desses mesmos resultados e que depois todas as ações relativas à função sejam então executadas e desenvolvidas também serenamente", referiu.

Vila Nova afirmou-se "honrado" por ter sido eleito e também "preparado".

"Vamos então começar a arregaçar as mangas e começar a olhar para o futuro. O futuro faz-se com trabalho", adiantou.

 

Tópicos
PUB