Vestígios de melamina em leite maternizado norte-americano - Wall Street Journal

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Nova Iorque, 26 Nov (Lusa) - Vestígios de melamina, um produto químico tóxico, foram detectados em leite maternizado fabricado nos Estados Unidos, de acordo com análises da agência de controlo dos produtos alimentares FDA, citada terça-feira pela edição de Internet do Wall Street Journal.

De acordo com o jornal, vestígios deste produto foram também encontrados em suplementos alimentares e medicamentosos, todos fabricados pelos cinco fabricantes norte-americanos de leite maternizado.

No entanto, tratam-se de níveis "extremamente baixos", de acordo com Stephen Sundlof, director do serviço da segurança alimentar da FDA, que assegurou ao jornal que não há "motivos de apreensão".

Sundlof sublinhou igualmente que a utilização de melamina em embalagens alimentares foi autorizada no fim dos anos 1960, início dos anos 1970, o que pode explicar o resultado das análises.

A melamina, descoberta nomeadamente em leite em pó para bebés, que matou quatro lactentes na China e deixou doentes dezenas de milhares de outros, é um produto químico utilizado no fabrico de colas e de plástico.

Este produto químico provoca cálculos renais, ou mesmo o bloqueio das funções renais quando no organismo se transforma em cristais, depois de entrar em contacto com outros componentes químicos.

Os problemas encontrados na China levaram a FDA a impor um controlo sistemático dos produtos lácteos provenientes da China, e a lançar análises sobre os leites maternizados produzidos nos Estados Unidos.

LMP

Lusa/Fim


PUB