Vencedor das presidenciais oficialmente empossado no Sri Lanka

por Lusa
Dinuka Liyanawatte - Reuters

O novo Presidente do Sri Lanka, Anura Kumara Dissanayaka, foi hoje oficialmente empossado, numa cerimónia em Colombo, dois anos depois da grave crise económica que impôs ao país um programa de austeridade altamente impopular.

"O sonho que carregámos durante séculos tornou-se finalmente realidade", escreveu Dissanayaka, de 55 anos, na rede social X (antigo Twitter) no domingo à noite, depois de declarado vencedor das eleições presidenciais.

"Juntos, estamos prontos para reescrever a história do Sri Lanka", acrescentou o líder da Frente Popular de Libertação (esquerda).

De acordo com os resultados oficiais, Anura Kumara Dissanayaka obteve 42,3% dos votos, à frente do líder da oposição no parlamento, Sajith Premadasa (32,7%) e do atual Presidente cingalês, Ranil Wickremesinghe (17,2%).

A Frente Popular de Libertação esteve na origem de duas rebeliões mortíferas nos anos de 1970 e 1980, mas desde então Anura Kumara Dissanayaka renunciou desde e converteu-se, em grande medida, à economia de mercado.

Conquistou um amplo apoio popular ao denunciar, ao longo da campanha, as "elites corruptas" que considerou responsáveis pelo colapso financeiro de 2022, e ao comprometer-se a reduzir os impostos sobre os bens essenciais.

Nesse ano, o Sri Lanka viveu a pior crise económica da história do país, o que levou à queda do antigo presidente Gotabaya Rajapaksa, expulso do palácio por manifestantes zangados com a inflação e a escassez.

Tópicos
PUB